O Dia do Planeta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

Vista chinesa por Julio TX Hoje se comemora o 38º aniversário do Dia da Terra. É uma data instituída, a partir de um protesto contra a poluição. Hoje creio que esta data deva também servir para se chamar atenção para a importância das ações em pró da preservação do nosso planeta.

A nossa querida casa – a Terra, o planeta azul -, é um grande “ser vivo” e necessita de cuidados especiais. Assim, se quisermos contribuir, para sobrevivência da nossa espécie – humana -, bem como, das outras espécies que formam todo o ecossistema global. Devemos começar a repensar nossos atos a partir de agora, para não dizer, a partir de ontem.

Se trouxermos as comemorações deste dia, para a nossa querida cidade que é tão rica em ecossistemas – baias; rios; florestas; lagoas -. Comecemos por nos conscientizar, que cada um de nós tem o dever e a obrigação de cuidar da nossa casa – A Cidade Maravilhosa -.

Advertisement

Esses cuidados passam por pequenas ações que na verdade se tornam grandes ações. Vou listar algumas delas.

1º Evite jogar lixo nas ruas. O que custa caminhar até a próxima lixeira, ou até mesmo guardar aquele pedaço papel ou plástico no bolso ou bolsa, até encontrar o local adequado onde jogar. Cada pedaço de papel ou plástico jogado de forma inadequada pode provocar tragédias incalculáveis;

2º Quando for fazer uma trilha, leve uma sacola, para poder colocar o lixo que você produzir durante o percurso. Lembre-se o ecossistema – florestas, parques e matas – é muito frágil. E é de suma importância para o equilíbrio da nossa vida na cidade também;

3º Na praia evite deixar o lixo que você mesmo produz na areia, além de ser uma tremenda falta de educação e de respeito consigo. Também o é, com o próximo e com o meio ambiente. Estes resíduos vão trazer doenças e também poluir as nossas águas, já que as praias recebem o afluxo das marés, e certamente, este lixo será carregado para o mar e irá destruir a flora e fauna marinha;

4º Tente procurar saber se seu condomínio está respeitando o meio ambiente, se acomoda e joga o lixo corretamente fora, se não está jogando clandestinamente dejetos nas águas de rios, lagoas e do mar.

Existem muitas outras boas ações em pró do nosso planeta. Tente pensar na importância de fazê-la. Divulgue-as para seus filhos, parentes e amigos.

Afinal todos nos devemos ser responsáveis pela preservação – do Planeta Terra e da Cidade Maravilhosa -, que são as nossas casas e de fundamental importância para a nossa sobrevivência e das futuras gerações.

Que o Dia da Terra seja comemorado por nós. Todos os dias!

Vista Chinesa por Julio TX, aconselho a visitarem Rio Nocturnal Skyline do mesmo fotógrafo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Dia do Planeta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui