O dilema da Mureta do Leme: grafite ou pichação? – Bastidores do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Questão complicada
A Mureta do Leme é um bem tombado, mas será que é melhor manter o grafite ou deixá-la liberada para pichação?

Questão complicada II
A Secretaria de Conservação limpa, e, no dia seguinte, está pichado de novo. Vamos ficar nesse jogo de gato e rato até quando?

WhatsApp Image 2025 02 26 at 20.26.14 O dilema da Mureta do Leme: grafite ou pichação? - Bastidores do Rio

Old Paes
Olhe a foto abaixo. Só tem gente que está com Eduardo Paes desde quando ele era apenas uma promessa na política, nos anos 90.

Old Paes II
Aguentar o Malvado Favorito por mais de 30 anos não é para qualquer um.

WhatsApp Image 2025 02 26 at 17.50.52 O dilema da Mureta do Leme: grafite ou pichação? - Bastidores do Rio

Old Paes III
É como se tivessem comprado Bitcoin quando foi lançado.

Old Paes IV
O encontro ocorreu devido à volta de Ronnie Costa, que mora em Portugal.

Troca de soco
Cuidado ao falar mal de Sérgio Cabral. Nosso blogueiro fitness favorito começou a fazer aulas de boxe.

Pedágio
A luta contra o aumento do pedágio na Transolímpica, de R$ 7,80 para R$ 8,95 já a partir de sexta-feira (28), ganhou um aliado na Câmara do Rio. O vereador Felipe Boró enviará um requerimento de informações à CCPAR, estatal que gerencia as parcerias público-privadas da prefeitura, questionando o aumento de 15%.

Pedágio II
Além disso, ele já se articulou com o vereador Marcelo Diniz (PSD), presidente da Comissão de Transportes, para convidar tanto a CCPAR quanto a concessionária ViaRio para prestar esclarecimentos.

Merecido
André Corrêa deve ser o novo líder do governo na Alerj.

Merecido II
Justiça para quem foi condenado publicamente na Furna da Onça por um erro bancário e perdeu a chance de ser presidente da Alerj.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O dilema da Mureta do Leme: grafite ou pichação? - Bastidores do Rio

6 COMENTÁRIOS

  1. Inequívoco enaltecimento da cultura de favela e dos pichadores que emporcalham a cidade com sua “arte” degradante! Pichação não é arte, é palhaçada criminosa que deveria ser punida de forma exemplar mas esperar o que dessa república bananeira onde um assassino responde inquerito em liberdade e se traficante recebe helicóptero de volta? O Brasil acabou e a preocupação desse poveco é com o big brodi, framengo, curintia e carnaval! Se o planeta fosse como um corpo humano certamente o Brasil estaria bem no olho do *ú!

  2. Sobre a pichação/grafite no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino, Leme RJ
    “Pode ser, eventualmente, configurado como um crime ambiental. Sem licença municipal, e sem autorização do IPHAN, este local faz parte do chamado ‘coração” da área Rio Patrimônio Mundial. A notícia deve ser dada ao Ministério Público Federal e Estadual, para pedir a apuração de responsabilidades!”
    Por http://www.soniarabello.com.br/
    Jurista, Professora Titular da Faculdade de Direito da UERJ (aposentada), Ex-Procuradora Geral do Município do Rio de Janeiro

  3. Grafite é uma coisa, pichação é outra, a matéria causa confusão ao misturar tudo. Ta certo, uma coisa que é tombada não deveria sofrer alterações, por mais qualidade artística que tivesse, mas essa é uma outra discussão.

  4. A pichação recorrente é só mais uma prova da imanição da PM, da GM e da Segurança Presente.

    A solução é a segurança passiva. Uma câmera que filme 24h com identificação de rosto. Cruzar isso com o banco de dados para identificar os autores e puni-los. Também poderia ter uma IA que identificasse o movimento de pichação que disparace um comando na Central e está enviasse uma viatura ao local (se bem que essa polícia não é muito afim de trabalho).

    Outra solução seria fazer um concurso para artistas apresentarem seus projetos. O projeto escolhido seria aplicado na mureta. Quanto mais detalhes e cores, mais chances da pichação “sumir” por cima da arte. Fica disfarçada.

    Ou…A Comlurb continua nessa de apagar dia sim, dia não.

    • Pichação é contravenção, a punição é ínfima, e deve continuar sendo assim por mais que achemos um absurdo um sujeito “macular” um patrimônio individual ou público.
      Dito isso, pq nunca pensamos em outra forma em lidar com o problema?
      Talvez seja mais trabalhoso e complicado, mas com certeza no longo prazo é menos custoso pra sociedade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui