O Globo, o jornal para falar mal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Globo Eu pensei em fazer um post falando dos dados sobre o "Mapa da Violência dos Municípios", e mostrando a posição do O Globo. Mas com este post abaixo do Blue Bus não preciso fazer nada!

Folha e Globo hoje, cada 1 diz uma coisa absolutamente diferente

Manchetes de hoje na Folha e no Globo dao numeros do estudo ‘Mapa da Violência dos Municípios’ e oferecem aos leitores informaçoes absolutamente conflitantes. A Folha diz ‘Cai o numero de homicidios do país’. O Globo estampa ‘Homicidios crescem mais que a populaçao’. Para entender a confusao, só mesmo lendo as duas materias. Segundo a Folha, a violência vem em declinio desde 2004 e essa tendência continuou em 2006, embora o ritmo da queda tenha se reduzido. 30/01 Julio Hungria

O Globo por sua vez, diante dos mesmos dados, optou por ir mais para o passado e assim constroi a informaçao negativa. Diz que o numero de assassinatos cresceu nos ultimos 10 anos – e compara o percentual de aumento da violência nesse periodo com o percentual de crescimento da populaçao. No meio do 1o parágrafo, contudo, a materia admite – "O estudo registra, no entanto, que entre 2003 e 2006 houve queda de 8% no numero de assassinatos". Os infograficos que ilustram a materia deixam clara a tendência de queda desde 2003. Para o leitor que pára diante da banca para ler as 1as paginas ficou o choque da manchete que privilegia a informaçao negativa. Perguntas para refletir – O jornal é tendencioso? A quem favorece a informaçao distorcida?

Advertisement

E do ex-blog do Cesar Maia:

FOLHA DE SP PUBLICA A LISTA DOS 200 MUNICÍPIOS COM MAIS HOMICÍDIOS NO BRASIL!

Entre as 200 maiores a Cidade do Rio de Janeiro já não está mais. No Estado do Rio são 18 municípios entre estes 200 com maiores taxas de homicídios. Cidade do Rio fica em 205 empatada com Curitiba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Globo, o jornal para falar mal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui