O Guggenheim e o Museu do Amanhã no Píer Mauá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Museu do Amanhã no Porto do Rio No início de 2000 a Prefeitura do Rio, então comandada por Cesar Maia, começou a se movimentar para trazer o Museu Guggenheim para o Rio de Janeiro. A idéia, na época, era construir no Píer Mauá ajudando na revitalização do Porto, sendo o museu um ponto importante para que se iniciasse o crescimento da área. O Guggenheim ajudaria, além do nome, traria junto o seu acervo que viria para o Rio. Mas acabou sofrendo oposição de tanta gente que acabou não vindo para o Rio, paciência…

 

Ontem foi noticiado que a atual Prefeitura do Rio apresentou o projeto do Museu do Amanhã no mesmo local que seria o Guggenheim, o projeto foi anunciado em 2008. O museu não terá a grandiosidade do projeto anterior mas é claro que é, e muito, bem vindo para a cidade. O projeto será do reconhecido arquiteto espanhol Santiago Calatrava (apesar de nesse país ser costume criticar arquitetos estrangeiros, vide Cidade da Música, acho que eles trazem outra visão para nossa cidade já cansada de tantos Niemeyer) .

Advertisement

O museu terá exposições exposições sobre ciência, tecnologia e conhecimento, com o objetivo de conscientizar sobre o futuro e a necessidade de adoção de atitudes ecológicas. Somente materiais recicláveis serão utilizados na construção do museu, que deverá sair por 130 milhões de reais.
O Museu do Amanhã é uma iniciativa da prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A previsão de inauguração é para o final de 2012, quando haverá uma conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Guggenheim e o Museu do Amanhã no Píer Mauá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui