“O Homem Cordial” de Roberto Athayde volta aos palcos do Rio

Peça que questiona a cordialidade do brasileiro estreia em dezembro no Centro Cultural Justiça Federal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após 27 anos, a peça “O Homem Cordial”, de Roberto Athayde, retorna aos palcos cariocas em uma nova montagem dirigida por Marcia Beatriz Bello. Com Gil Hernández e Charles Asevedo no elenco, a temporada estreia no dia 12 de dezembro no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e terá apenas oito apresentações.

A trama, escrita em 1990, se passa na véspera de Natal e coloca frente a frente dois personagens antagônicos: um deputado corrupto e um padre engajado em causas sociais. O encontro improvável gera um embate que questiona a ética, a empatia e a moral da sociedade brasileira, em um contexto de polarizações políticas e ideológicas.

“O brasileiro é um homem cordial? Desta vez não serão os sociólogos que responderão, mas o público carioca, talvez o maior especialista em cordialidade”, provoca o dramaturgo Roberto Athayde, que celebra seus 75 anos com a remontagem da peça.

Debate após as sessões:

Após cada apresentação, o público poderá participar de debates com autoridades sobre os temas abordados na peça. O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), a desembargadora e escritora Andréa Pachá e o sociólogo Fernando Salis são alguns dos nomes confirmados.

Reencontro com a diretora:

A nova montagem marca o reencontro de Marcia Beatriz Bello com o texto de “O Homem Cordial”, que ela dirigiu em 2003 na Argentina. A diretora busca trazer para a cena a atualidade do texto, que ecoa em um momento em que as redes sociais amplificam os julgamentos e “cancelamentos”.

Sobre o autor:

Roberto Athayde é um dos principais dramaturgos brasileiros, com obras reconhecidas internacionalmente, como “Apareceu a Margarida”, que já foi encenada em diversos países. Ele também assinou a tradução da primeira montagem brasileira de “O mistério de Irma Vap”, sucesso absoluto com Marco Nanini e Ney Latorraca.

Serviço:

  • Peça: O Homem Cordial
  • Temporada: 12 a 22 de dezembro de 2024 (quintas e sextas, às 19h; sábados e domingos, às 18h)
  • Local: Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro)
  • Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) – venda na bilheteria do teatro ou pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/o-homem-cordial/2684841?referrer=mail.google.com)
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 70 minutos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp "O Homem Cordial" de Roberto Athayde volta aos palcos do Rio
lapa dos mercadores 2024 "O Homem Cordial" de Roberto Athayde volta aos palcos do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui