O mesmo alimento pode causar diferentes respostas nos níveis de glicose

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O diabetes é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue. A ingestão de grandes quantidades deste nutriente contribui para elevação dos níveis de insulina e progressão da doença, mesmo que esta glicose ingerida seja proveniente de alimentos naturais como frutas e legumes.

Como assim? No que diz respeito às frutas, “os doces da natureza”, o modo como as ingerimos pode influir diretamente na elevação da glicose. Ao comer uma laranja em pedaços, você ingere o sumo junto com o bagaço. O bagaço, por sua vez, retarda o esvaziamento do estômago fazendo com que toda a glicose seja dispensada mais lentamente para o intestino. Desse modo, a absorção da glicose para a corrente sanguínea ocorre de maneira mais suave. Já quando se bebe um copo de suco de laranja, sem o bagaço, temos ali boas quantidades de açúcares simples, prontos para serem absorvidos de imediato, o que resulta em uma grande elevação na glicose sanguínea e, em resposta, mais liberação de insulina. O mesmo efeito acontece com outros alimentos. Compare um pickles crocante de cenoura com um purê cremoso do mesmo legume: qual dos dois você imagina ter maior chance de causar uma elevação da sua glicemia? O legume na forma de purê, pois a digestão e a absorção estarão muito facilitadas.

Se você tem algum grau de intolerância à glicose ou resistência à insulina, preste atenção na carga de carboidratos em sua alimentação. Muitos alimentos naturais podem estar contribuindo para níveis mais altos de glicose. Consulte sempre um profissional capacitado para tirar suas dúvidas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O mesmo alimento pode causar diferentes respostas nos níveis de glicose
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui