O OFICIAL E O ESPIÃO: um elenco difícil de montar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ganhador do Festival de Veneza, e do César de melhor filme, “O Oficial e o Espião” é o novo filme do diretor Roman Polanski e o tema da coluna do Canal Like (530 da Claro) de hoje.

No final do século dezenove, o capitão Francês Alfred Dreyfuss é um dos poucos judeus que faz parte do exército do país. Um fato importante, levando em consideração que em 22 de Dezembro, de 1884, ele é considerado culpado de espionagem, e condenado a prisão perpétua na Ilha do Diabo. O julgamento, que aconteceu a portas fechadas na corte marcial do exército francês, causou uma comoção pública. Dreyfuss, até o incidente, era um militar exemplar. Quando o coronel Picquart é incumbido de tocar o departamento de inteligência do exército francês, ele decide investigar o caso pessoalmente. E descobre coisas sobre a condenação de Dreyfuss que abalam a sua fé no exército.

O “Caso Dreyfuss” foi um notório caso de discriminação na França, e é uma obsessão de longa data do Polanski. Em 2012, o escritor inglês Robert Harris escreveu um romance de ficção histórica que transformava o assunto num tenso thriller investigativo. O livro serviu de base para o filme.

Mesmo depois de o roteiro estar pronto, Polanski levou alguns anos para conseguir o elenco que ele queria. Mas esses anos de gestação fizeram muito bem para a história – a pesquisa fica bastante evidente nos detalhes do filme.

Advertisement

Com uma pegada de jornalismo investigativo que lembra SPOTLIGHT, o filme desnuda a estranha maquinaria burocrática do exército francês, no final do século 19. E aí, você começa a entender, que “O Oficial e o Espião” é um filme realmente especial.

Um relato sobre como funcionava a honra e dignidade humana no exército francês do século 19, “O Oficial e o Espião” foi um dos grandes filmes do circuito europeu dos últimos anos. Mas não se deixe – a história pode ter acontecido na França, mas a sua mensagem é universal. Disponível no Now, esse filme é a dica do Canal Like (530 da Claro) de hoje para você.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O OFICIAL E O ESPIÃO: um elenco difícil de montar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui