O Palácio da Conceição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Palácio da Conceição

O Morro da Conceição, localizado no centro do Rio de Janeiro, tem muito a oferecer para o mundo. Um desses lugares que devem ser conhecidos é o Palácio da Conceição, local que abriga muitas histórias marcantes do Brasil.

O Palácio, de estrutura colonial, foi erguido em 1634. O prédio, a princípio utilizado como residência particular, foi erguido próximo a uma das principais defesas da cidade na época: a Fortaleza da Conceição.

Fortaleza da Conceição

Advertisement

A partir de 1702, o Palácio passou a ser casa dos bispos da Cidade Maravilhosa. O primeiro religioso que morou no edifício foi o terceiro bispo D. Francisco de São Jerônimo.

Dezenove anos depois, em 1721, D. Francisco de São Jerônimo morreu. Esse bispo tinha fama de santo e foi velado e sepultado no interior da Capela do Palácio. Esse exemplo acabou sendo seguido e muitos outros bispos foram enterrados no Palácio da Conceição.

Até 1905, o Palácio da Conceição foi a casa do bispo do Rio de Janeiro. Nesse período, doze bispos habitaram o Palácio. Depois disso, esses membros da igreja católica passaram a residir no Palácio São Joaquim, na Glória.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sérgio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

Muitos bispos importantes moraram no Palácio da Conceição. Entre eles, Pedro Maria de Lacerda, primeiro e único conde de Santa Fé” conta o pesquisador religioso Pedro de Souza.

Depois disso, o Palácio da Conceição ficou um tempo sem uma função à altura. Até que, em 1923, foi adquirido pelo Ministério da Guerra e passou a sediar o Serviço Geográfico do Exército.

Anos depois, o Palácio da Conceição foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que lhe garantiu reformas e um futuro mais próspero.

Fortaleza da Conceição 2

Atualmente, o Palácio abriga o Museu Cartográfico. Em seu acervo estão mapas, fotografias e instrumentos utilizados em levantamentos topográficos (com destaque para um raríssimo mapa do Brasil do século XVIII que possui apenas dois exemplares no mundo, esse e outro que se encontra guardado em Lisboa, Portuga).

Para conhecer o Museu Cartográfico e toda a história do Palácio da Conceição, é preciso ligar para agendar visita. O telefone é 2223-2177. Vale a pena conferir.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Palácio da Conceição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui