Rio 2016A criação da logo Rio 2016 foi da agência Tátil, que por acaso também fez a do Bentô Japa, restaurante do qual já comentamos aqui no Diário do Rio. É bem legal o vídeo em que explicam como chegaram a marca, foram mais de 150 desenhos e o escolhido foi o que teria sido mais mexido de forma coletiva.

 

A marca são 3 pessoas abraçadas em volta da cidade, em volta do Rio, que remete a um coração, ou a palavra “Rio”, ao Pão de Açúcar. E todo o conceito vem da ideia de Paixão e Transformação, abaixo do vídeo tem a explicação sobre o processo de criação retirado do site da Tátil, além de imagens sobre a logo.

 

 

Paixão e Transformação

DESAFIO

O PROJETO DOS SONHOS

Rio 2016 IImagine uma marca que já nasceu com um enorme desafio: representar a Paixão e a Transformação de uma cidade e de um país inteiro e projetá–las para o mundo.

 

Uma marca que precisava expressar união.

 

Inspirar superação e otimismo.

 

Fugir dos clichês e ser, ao mesmo tempo, uma síntese que traduzisse o Rio de Janeiro como o endereço do maior evento esportivo do planeta em todos os lugares – entre cariocas, atletas e gente do mundo todo.

 

Um projeto tão importante e desejado que conseguiu reunir 138 escritórios brasileiros de design e branding em torno do mesmo sonho: desenhar a marca que entraria para a história da nossa cidade e para a história dos Jogos Olímpicos.

 

Começava assim o projeto que deu à Tátil a alegria e o orgulho de criar a marca dos Jogos Olímpicos.

 

PROCESSO

INVESTIGAÇÃO, BRAINSTORMS, COCRIAÇÃO.

O JEITO TÁTIL DE CONSTRUIR MARCAS

 

Rio 2016 IIUsando o design e o branding como ferramentas poderosas, a Tátil desenha ideias que conectam pessoas e marcas de uma maneira sustentável e geram experiências memoráveis.

 

Acredita que, para manter relações sustentáveis com seus públicos, as marcas terão que assumir responsabilidades, contribuindo para a transformação do cenário em que vivemos hoje.

 

Mais do que o design, mais do que a forma, cada marca precisa ter uma alma e um propósito.

De um jeito coletivo, múltiplo, cocriativo, combinando inovação com aprofundamento, o que buscamos de verdade é revelar o propósito por trás de cada marca.

 

Uma visão de futuro, refletida num conjunto de diretrizes e práticas diárias, a partir da qual a marca pode fortalecer sua presença na vida das pessoas e seu compromisso efetivo com a transformação do presente, gerando valor para todos.

 

O PROCESSO CRIATIVO

Rio 2016 IIIFoi esse pensamento que nos guiou ao longo de todo o processo criativo.

 

Reunimos uma equipe multidisciplinar no Rio e em São Paulo.

 

Investigamos o universo da marca e suas edições anteriores, outras competições e eventos internacionais.

 

Fomos entender as estruturas latentes por trás de Paixão, Transformação e Carioca.

 

Criamos planetas Rio 2016 e polinizamos cada um deles com muitas referências, conceitos, tendências, artigos.

 

Fizemos brainstormings para descobrir sua essência, seu propósito e como criar expressões e experiências relevantes.

 

Mais de 40 pessoas participaram do processo, entre estrategistas, designers e redatores.

 

As melhores referências eram trocadas e trabalhadas de forma coletiva.

 

A marca final foi a mais cocriativa.

 

SOLUÇÃO

PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO

Logo Rio 2016Consolidamos esses aprendizados e escolhemos como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a nossa cidade única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações.

 

Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana.

 

Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz.

 

Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.

 

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

 

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

 

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

 

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

 

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

 

É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui