O programa Ambulante em Harmonia irá se expandir nos bairros do Catete e do Centro Rio

O objetivo do projeto é harmonizar os espaços públicos entre o comércio constituído, pedestres e os ambulantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: SEOP

A Secretaria de Ordem Pública realiza nesta semana mais duas expansões do programa Ambulante em Harmonia, desta vez para localidades dos bairros do Catete e do Centro do Rio. Nesta terça-feira, (22/03), o programa foi inaugurado na Rua do Catete. Lá, foram concedidas 120 novas licenças, sendo 86 mapeadas em solo pelas equipes da Coordenadoria de Controle Urbano e 36 da lista Cadastro Único de Comerciante Ambulante (CUCA), além de 250 novas barracas entregues para ambulantes antigos e novos.

Já na quinta, (24/03), o projeto Ambulante em Harmonia chegará à Praça Mário Lago, na região conhecida como Buraco do Lume, no Centro do Rio. No local, 53 novas barracas serão entregues aos ambulantes que já possuem autorização para permanência na área. Com essas entregas, serão sete localidades contempladas com o programa. Os bairros de Bonsucesso, Taquara, Méier, Cacuia e Vila Isabel já receberam o projeto, totalizando 409 novas autorizações concedidas e 846 novas barracas entregues aos comerciantes ambulantes.

o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, reforçou que essa é uma forma de ajudar os ambulantes a trabalharem com dignidade e dentro da lei, licenciados e com novos equipamentos.  O programa também tem o objetivo de promover o ordenamento em áreas que possuem forte concentração comercial, além de harmonizar os espaços públicos entre o comércio constituído, pedestres e os ambulantes. “É fundamental que pedestres, comércio constituído e ambulantes convivam em harmonia, cumprindo as regras e permitindo a livre circulação nas calçadas”, completou Flávio Valle, Subprefeito da Zona Sul.

A Prefeitura do Rio disponibilizou barracas padronizadas para os profissionais. Além disso, eles também terão avental e cartão de identificação para indicar que estão em situação regular. O cartão deve ser apresentado durante as fiscalizações de rotina feitas por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano da SEOP.  A comerciante ambulante Ana Claudia Martins, se emocionou ao receber sua licença de trabalho. “Eu sempre trabalhei na rua. Receber uma licença é uma expectativa de muitos anos. Para muitos pode parecer insignificante, mas para nós é muito importante, uma vez que agora trabalhamos dentro da ordem. É uma conquista muito grande”, destaca a ambulante.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O programa Ambulante em Harmonia irá se expandir nos bairros do Catete e do Centro Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui no Cacuia já virou uma bagunça…
    Acho que não tem fiscalização.
    No início foi muito bom, podíamos andar nas calçadas com espaço.
    E seria melhor avisar aos ambulantes para não taparem as fachadas das lojas que pagam impostos e têm funcionários.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui