O que se pode e deve esperar do governo de Michel Temer?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Michel Temer

O cenário atual da política brasileira não tem nos fornecido muitas certezas. Contudo, uma das poucas coisas que são certas em Brasília hoje é o afastamento da Presidente Dilma do cargo pelo Senado Federal nas próximas horas. Ainda não se pode prever com exatidão se será atingido o quantitativo de senadores necessários para condenar definitivamente a Presidente daqui a algumas semanas, embora seja provável.

De toda forma, Dilma será afastada do cargo temporariamente. Sendo assim, os analistas, a imprensa, os formadores de opinião e, principalmente, os próprios políticos já começaram, nos últimos dias, a desenhar o que se pode ou se deve esperar de um governo comandado por Michel Temer como Presidente em exercício e, posteriormente, em definitivo. Além disso, há o inescapável debate sobre quais medidas são fundamentalmente necessárias para o país nesse momento.

A curto prazo, até mesmo para sinalizar os novos rumos ao mercado e à sociedade, será necessário, sem dúvida alguma, um ajuste das contas públicas, que foram totalmente desequilibradas por Lula e, especialmente, por Dilma durante os anos de governo petista. Michel Temer será obrigado a buscar formas de corrigir o rombo gigantesco nas reservas financeiras da União, valendo ressaltar que não há apoio social e – muito menos – empresarial para grandes aumentos de tributos, o que seria interpretado como entregar a conta da incompetência e da corrupção do PT para que o cidadão a pague.

Sendo assim, provavelmente o governo Temer terá que cortar gastos públicos, enxugar a máquina administrativa, reduzir o número de cargos comissionados e economizar recursos antes que possa pedir sacrifícios à população. A sociedade não aceitará contribuir sem que o governo faça sua parte e corte na carne. Somando essas medidas ao aumento da segurança jurídica, o país pode conseguir a necessária melhoria do ambiente de negócios e a reconstrução da credibilidade do Brasil, o que pode atrair investimentos e tornar o cenário econômico menos tenebroso. Nesse sentido, haverá também a necessidade de observar com atenção as demandas sociais mais urgentes, que são totalmente conectadas com a situação econômica. A redução tanto do desemprego galopante quanto da inflação que pesa no bolso dos cidadãos, principalmente dos mais humildes, será necessariamente uma das principais metas do novo governo.

A médio prazo, o país precisará recuperar capacidade de investimento e, uma vez atingido este objetivo, necessitará saber onde e como gastar, além de evitar que recursos sejam desperdiçados com a corrupção e com a má gestão. Os gargalos estruturais do país seguem sendo um grave problema e o Brasil não desenvolverá seu potencial plenamente enquanto não possuir melhores condições para a produção e para a circulação de bens. Avanços nas comunicações, na logística, no setor energético, no saneamento básico e até mesmo na qualificação da mão-de-obra são condições sem as quais nunca atingiremos o tão falado destino brasileiro de ser o país do futuro.

Além disso, são necessárias bases econômicas mais liberais, que estimulem o empreendedorismo dos brasileiros, reduzam entraves burocráticos que sufocam a iniciativa privada e diminuam a escorchante taxação que existe em nosso país. A Reforma Política, ainda incompleta, também é relevante. É fundamental a redução do número de partidos políticos, a diminuição do custo das campanhas eleitorais e a construção de uma governabilidade baseada em alianças programáticas ao invés de loteamentos de cargos e nichos de poder. Já o sistema de assistência social deve ser concebido de forma a não gerar dependência, mas sim estímulo à busca por uma vida melhor. Reconhecer as necessidades sociais do país não significa alimentar um cenário de paternalismo. Conectada à educação, a assistência não pode ser confundida com assistencialismo e muito menos com populismo. Para isso, deve ser política de Estado, consistente, que não permita chantagens eleitoreiras ou mudanças bruscas, além de fomentar o emprego e a independência econômica.

Por fim, o governo pode e deve estimular o fortalecimento das instituições democráticas, levando o Brasil para a maturidade institucional. Órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público, por exemplo, devem ter liberdade para investigar, pois quem não deve, não teme, e o combate à impunidade pode e deve ser pauta dos três poderes se quisermos um país ético. Ao mesmo tempo, estes órgãos também precisam ser maduros, evitando um denuncismo que pode gerar injustiças.

A longo prazo ainda haverá muito a ser feito. Mas isso ficará a cargo do Presidente eleito em 2018 e sua respectiva equipe. Se o governo de Michel Temer atender às demandas aqui listadas, já terá sido muito mais positivo do que as gestões da famigerada gerentona Dilma Rousseff.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O que se pode e deve esperar do governo de Michel Temer?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui