O que é ser carioca?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio de Janeiro por IkoHoje me lembrei de um post muito antigo do Diário do Rio, de março de 2007, reprodução de um texto de Renata Maneschy, como certamente a esmagadora maioria dos atuais leitores não leram, e é um texto que exprime tão bem a alma carioca que tinha de repetir.

 

Ser carioca é demais…

Advertisement

Ser carioca

É duro admitir mas ser carioca é falar sem medir consequências. É dizer “vem” e se assustar com o tocar da campainha.

 

Ser carioca é não ter hora de ir pra praia nem ter hora pra sair de lá. É de repente nem aparecer. É a cultura da espontaneidade que só quem é, sabe. Só quem mora no Rio, entende. É mudar de opinião, mudar de atitude ao sentir vontade. Desejo, logo faço. Não quero, tudo bem.

 

É ser sincera ao falar e verdadeiro ao omitir. É viver sem obrigações. Ser responsável com o seu querer.

 

Me desculpem os paulistas, mas ser carioca é ser natural. É confiar nos próprios instintos.

 

É encontrar com celebridade na rua e virar o rosto para olhar o pôr-do-sol. É ser blasé com a própria rotina. É sorrir para o surreal.

 

É sair para a night de havaianas e cabelo molhado. Ir para o shopping como quem muda de cômodo. É fazer de tudo uma ida à esquina. É ver o inédito como óbvio. É dizer sim sem balançar a cabeça e depois virar pro lado e dizer: “Ahn?”

 

Ser carioca é voltar pra casa depois de trabalhar e olhar a paisagem verde. É dormir até tarde sem pressa de viver. Porque a vida está lá fora. A natureza é aqui. Sem pressa, sem compromisso. É apenas sentir.

 

É gostar de roda de samba na esquina. Sem clube nem turma. É ser amigo do estranho. É ver corpos bonitos passar e poder contemplar a beleza de ser e de estar.

 

É viver na cidade maravilhosa e não se orgulhar de monumentos. É sorrir para qualquer mendigo na rua. É conhecer barulho de fuzil, ter medo mas não se afligir.

 

Ser carioca é se permitir.

Foto: Rio de Janeiro por Iko

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O que é ser carioca?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui