O Rio jogado no lixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Orla do Leblon, na Zona Sul do Rio, está lotada de lixo após o carnaval - Foto, Renata Soares G1

 

A Cidade do Rio de Janeiro retoma hoje seu cotidiano normal após os dias de folia. Normalmente, neste período entre a quarta-feira de cinzas e o sábado das campeãs, a conversa nas ruas trata da escolha da melhor agremiação que passou na Sapucaí ou das atribuições pessoais que, como sempre, foram deixadas para depois do carnaval.

Advertisement

Acontece que esse ano é diferente. O papo nas ruas do Rio gira em torno da greve dos garis, até porque os espaços públicos estão tomados pelo lixo e a previsão de chuva para os próximos dias agrava ainda mais o cenário, com possibilidade de entupimento de bueiros, espalhamento de resíduos contaminados, etc.

Mas, afinal, por que o Rio está assim? Sem dúvida a culpa não é dos garis, que simplesmente batalham por um salário mais digno e condizente com o trabalho duro e insalubre que realizam. A culpa também não é dos foliões, já que uma cidade como a nossa produz muito lixo o ano todo.

No fim das contas podemos concluir que a culpa é da gestão pública mal feita, mais especificamente da Prefeitura, que está condenando o carioca a passar seus dias engarrafado, sem informações e com lixo por todos os lados. É difícil acreditar que supostas melhorias trazidas pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas ou projetos mirabolantes e megalomaníacos serão solução para esses problemas, embora não tenhamos dúvida de que o dinheiro público estará sendo gasto como nunca.

E não venham dizer os governistas que a greve dos garis tem motivações políticas. O Deputado Marcelo Freixo não controla o sindicato da categoria e o Vereador e ex-Prefeito Cesar Maia apenas cumpre sua função ao defender que a valorização da Comlurb, que foi realizada em sua gestão segundo os próprios funcionários, seja retomada.

A verdade é que o Prefeito Eduardo Paes não está se contentando em colocar o Rio de Janeiro envolto no caos. Quer também jogá-lo no lixo, enfraquecendo a antes exemplar Comlurb, tratando os garis com arrogância, subestimando a mobilização da greve, ameaçando demitir os que reivindicam legitimamente e, por fim, cometendo o absurdo de colocar a polícia para monitorar o serviço daqueles que deveria homenagear ao invés de prejudicar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Rio jogado no lixo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui