O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

video4503327e120a O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

O post aqui do Diário do Rio que fala do livro sobre filmes ambientados no Rio, há uns meses atrás me inspirou, e aguçou a minha memória. Dai recordei de alguns videoclipes de cantores e bandas internacionais que utilizaram o cenário Carioca.

Logo veio a mente o videoclipe do Snopp Dogg. A primeira vez que ouvi a música Beautiful na rádio, juro que o associei com o Rio. Para minha surpresa, ligo a Tv na MTV e descubro que estava certo. Olha os raps americanos na favela; na famosa escadaria de Santa Tereza; na Praia de Copacabana e no belo prédio localizado no Parque Lage.

Advertisement

Os anos passam e mais cantores querem ter a Cidade Maravilhosa como cenário. Os Black Eye Peas, que inclusive já animaram um reveillon na Praia de Ipanema. Trazem um videoclipe onde contracenam com as montanhas e ruas da cidade. Particularmente acho eles a cara da Lapa. Videoclipe do BEP mostra além da paisagem tradicional, ruas de bairros da região central da cidade, e uma coincidência com o do Snopp. A festa é novamente na Mansão do Parque Lage.

video124cf4117261 O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

videoa15f30ed7ba4 O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

Tentando me lembrar de mais alguns videoclipes. Uma moça loira me veio a cabeça. Custei a me lembrar do nome dela, mas sua beleza ainda estava viva na minha memória, e logo me lembrei da Emma Bunton. Essa moça parece ter uma alma carioca, quiçá seja uma garota carioca sangue bom, ou uma Garota de Ipanema. Emma lançou um disco com várias faixas com toques de Bossa Nova e em 2003, o singer Free Me chegou à posição de número três nas paradas e só na primeira semana vendeu 55.550 cópias no Reino Unido. O vídeo da música foi todo gravado no Rio e tem como cenários a Praia da macumba; a Baia de Guanabara e belas tomadas da cidade. Além de uma charmosa perseguição, acho que pelos caminhos do Alto da Boa Vista.

Nessa busca, me lembrei também de uma vez que assistindo o Fantástico, vi um videoclipe do U2 para a música Walk On, versão internacional. O videoclipe começa com um avião pousando no Galeão; tem cenas no luxuoso Copacabana Palace – novamente a praia de Copacabana em cena -; tem a banda tocando junto aos pilares do MAM; a praia da Reserva com os antigos quioques; os músicos mostrando toda sua intimidade com a cidade, passeando em um cadillac pelas ruas. Ah! Não poderia esquecer que bateram uma bolinha na praia; jogaram uma sinuca na Lapa e foram simpáticos com a nossa gente. O videoclipe mostra também o lado feliz e triste da cidade.

video3e5620ba99a1 O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

video5fd6957246ea O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

Os rapazes do Backstreet Boys também não resistiram e colocaram cenas do nosso querido Rio no seu videoclipe Megamix. Pode-se ver a cidade e a banda levando a loucura os fãs em frente ao saudoso Hotel Meriden. Olha Copacabana já servindo de cenário para show internacionais, sem falar na receptividade do Carioca, que é um show a parte.

Esse não poderia esquecer. É do polêmico Michael Jackson que gravou um clip no Morro Dona Marta e teve até que pedir autorização ao traficante para grava na comunidade. O videoclipe começa com a imagem do Corcovado com o Cristo Redentor, confirmando mais uma vez que a referência internacional do Brasil é o Rio.

video26a03550f5f8 O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Rio na Rota dos Videoclipes Internacionais. Eles Adoram o Rio!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui