O Stradivarius e Agenda de Música Clássica por Maria Luiza Nobre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Theatro Municipal - Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Theatro Municipal - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Stradivarius

Os instrumentos construídos por Antonio Stradivari, luthier italiano nascido em Cremona, exercem um verdadeiro fascínio, por séculos, em quem conhece, ouve e principalmente toca nos célebres violinos, violas e violoncelos que receberam o nome Stradivarius, carinhosamente chamados de Stradi por seus felizes proprietários.

Que magia existe nesses instrumentos que os tornaram os mais importantes do mundo? Seu segredo era o verniz utilizado, tornando o instrumento mais duro, melhorando assim a sua sonoridade, segundo seus donos, mas Stradivarius levou a verdade. 

 1721 Lady Blunt Stradivarius
1721 Lady Blunt Stradivarius

Atualmente, existem cerca de 630 instrumentos pelo mundo. O valor de mercado continua cada vez mais elevado, são valiosíssimos e as vendas são geralmente realizadas em leilões nas casas Christie’s ou na Sotheby’s.

Para se ter uma ideia, um Stradivarius Lady Blunt, que foi do violinista Yehudi Menuhim teve o preço recorde de avaliação de U$15.900.000, enquanto as violas são mais raras,e, portanto mais valiosas e por essa razão, chegando aos U$45 milhões, como foi o caso da viola Macdonald. 

Advertisement

Também é muito comum, principalmente nos Estados Unidos, o empréstimo de instrumentos para artistas de renome usarem em suas turnês. O Palácio Real de Madri abriga a coleção de Stradivarius mais célebre do mundo. Nesta coleção, encontra-se o quarteto dos Stradivarius Palatinos, composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo. É dado o nome de Palatino porque são instrumentos decorados,ornamentados  na parte externa por gregas bordadas com marfim, laca chinesa e pequenos diamantes ao redor. Uma verdadeira preciosidade que pertenceu aos reis católicos que tocavam instrumentos e faziam música de câmara.

A Casa Imperial do Japão também tem uma coleção de Stradivarius famosa, além da família imperial executar vários instrumentos. A imperatriz emérita Michiko toca piano e o atual imperador Naruhito, é um exímio violinista.  

Agenda

ESTREIA MUNDIAL
Festa hoje na Sala São Paulo. No palco a estreia mundial do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Marlos Nobre, encomenda da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP, com outras oruqestras brasileiras,homenageando os 80 anos do célebre compositor. A obra nasce pelas mãos do grande violoncelista Antonio Meneses e regência de Giancarlo Guerrero. O concerto terá mais duas repetições.
Dias 1 e 2 de agosto às 20h30 e dia 3,às 10h30
Informações: (11)3367-9500
Sala São Paulo
Praça Julio Prestes,16 – SP

SALA
As “Valsas e Canções” de J. Brahms são a atração do concerto do dia 2, às 20h, na Sala Cecília Meireles. No palco quatro vozes e duas pianistas. A soprano Michele Menezes, a mezzo Angela Diel, o tenor Geilson Santos, o barítono Fabrizio Claussen e as pianistas Katia Baloussier e Viviane Sobral.
Informações: 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa,47 – Lapa

OPES
No palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Orquestra Petrobrás Sinfônica apresenta o regente espanhol  Francisco Valero-Terribas e o trombonista brasileiro João Luiz Areias, executando também uma estréia, “Liame para Trombone e Orquestra” da compositora Marisa Rezende.
O concerto da Série Djanira será dia 2, às 20 horas.  
Informações: 2332-9191
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro

TRIO NOBILE
O Trio é formado pela pianista brasileira Clélia Iruzun, o violinista britânico Anthony Flint e o violoncelista americano Johann Sebastian Paetsch. Os três instrumentistas se encontram no Rio e fazem o recital do dia 7, às 20h, na Sala Cecília Meireles. No programa trios de Anton Arensky e Marlos Nobre.
Informações: 2332-9224
Sala Cecília Meireles
Largo da Lapa,47 – Lapa  

MONIQUE ARAGÃO
A pianista e compositora Monique Aragão lança o concurso “Melhor Sem Palavras” com o objetivo de incentivar a atividade do piano. Os candidatos deverão gravar um vídeo executando uma peça de livre escolha entre as músicas do álbum com o mesmo nome da compositora. Os vídeos deverão ser postados no YouTube. Fichas de inscrição e votação no link abaixo.
Informações: www.moniquearagao.com.br

QUARTETO
O Quarteto de Cordas da UFF convida o pianista Gilson Peranzzetta para estarem juntos no palco, no próximo dia 4, às 10h30.
Informações: 3674-7531
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias,9 – Icaraí  

MÚSICA NO MUSEU
Depois do sucesso de crítica, mídia e público,e após concertos na Europa, continua o XIV Rio Harp Festival no Rio. 
Hoje, 1/8, às 15h
Angela de Carvalho, voz e Rosa Vidal, piano
CC Justiça Federal
Av. Rio Branco 241-Centro 

Dia 2, às 18h
Lula Perez, violão
Centro Cultural Justiça Federal,CCJF – Sala de Sessões
Av. Rio Branco 241-Centro 

Dia 7, às 12h30 
Coral Strattner. Regência Gabriel Szantó
Centro Cultural banco do Brasil, CCBB
Rua 1º de Março,66 – 4º andar – Sala 26 – Centro  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Stradivarius e Agenda de Música Clássica por Maria Luiza Nobre
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 O Stradivarius e Agenda de Música Clássica por Maria Luiza Nobre
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui