O Tijucano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cloridato de Tijucano

O Tijucano é um grupo a parte dos cariocas, é um pessoal que mora na Zona Norte mas acha que mora na Zona Sul, tem um amor por seu bairro gigantesco, enorme, até invejável. O tijucano é um carioca mais carioca ainda, dizem que no Rio só encontra paralelo com o insulano. Não é a toa que entre as 20 coisas que mais irritam os cariocas, está lá o Tijucano. O Tijucano tem até uma marca de roupas própria, a Republic of Tijukistan.

A classificação do Tijucano fazia parte de um blog que não é mais atualizado, o Real World.

Advertisement

Raiz Tijucana

GRAU I: uma vez tijucano …

Nesse grau incluem-se todos aqueles que tiveram alguma passagem (mesmo que breve) pelo bairro mas, agora que estão libertos guardam apenas alguns resquícios do velho bairro. Não necessitam de café do Palheta ou comprar presentes na Importadora Guanabara para sobreviver. Vivem suas vidas independentes da Tijuca em outros locais. Referem-se à Praça Saens Peña como a qualquer outro local.

Carioca e Tijucano

GRAU II: o tijucano “muderno”

Aqui incluem-se aqueles que são, moram e orgulham-se de seu bairro porém reconhecem a existência de vida inteligente em outros locais. São capazes de se locomover em outros pontos do Rio e conseguem ir ao médico, dentista, banco, cinemas, restaurantes em outros locais da cidade. Apesar de frequentar o Tijuca Tênis Clube, a Matriz do Sagrado Coração, Shopping 45 e o Shopping Tijuca isso não os torna (ainda) “dependentes químicos”.Porém já se referem à Praça Saens Peña como a simplesmente … A PRAÇA.

Catharina-mora-no-Andara

GRAU III: o pseudo tijucano


Trata-se de um grupo cada vez mais crescente em nosso meio. Nesse se inclui todos aqueles que não moram na Tijuca mas adorariam estar lá. Habitantes do Grajaú, Praça da Bandeira, Largo da segunda feira, Estácio, Rio Comprido, Vila Isabel, Méier e etc são potencialmente integrantes desse grupo. Aqui incluí os “importados”. Aqueles que por razões afetivas, casamentos ou herança acabaram por ter sua vida ligada àquela região.

República Popular da Tijuca

GRAU IV: o incurável

Esse sim, o tijucano clássico e já amplamente descrito. Aquele que vive o bairro e não reconhece vida inteligente fora dele. Assíduo frequentador do Tênis Clube e da Matriz do Sagrado Coração, esse tijucano não consegue se locomover por outros locais.Seu dentista, médico e banco têm que estar a no máximo 4 quarteirões “da praça”. Há dependência química grave do café e dos doces do Palheta. Compras ? apenas Shopping 45, Tijuca ou Importadora Guanabara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Tijucano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui