O trabalho diferenciado da Prefeitura de Belford Roxo no combate ao Coronavírus

Testes rápidos estão sendo realizados gratuitamente por equipes móveis. Em caso de resultado positivo, o paciente recebe o suporte necessário de uma equipe de saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

A prefeitura de Belford Roxo tem se destacado por seu trabalho no combate ao novo coronavírus. A testagem em massa, fundamental para entender a curva de contágio e avaliar a flexibilização do isolamento social, está sendo realizada através de equipes móveis diárias. Os locais onde serão realizados os testes são divulgados nas mídias sociais da prefeitura com um dia de antecedência.

Nos casos de resultados positivos, o paciente é encaminhado para a realização de exames mais completos, como a tomografia, que ajuda no diagnóstico de complicações da Covid-19, e tem acompanhamento do quadro médico, quando necessário.

Para nós, moradores, é difícil ter acesso a esse tipo de teste, então a ação da prefeitura é muito importante. Poucos moradores teriam como fazer o teste, seria um deslocamento grande, então ter a chance de fazer o teste perto de casa é muito bom”, contou a moradora Beatriz Pereira, de 22 anos.

Além disso, informativos sobre a importância da testagem, reforçando que é preciso usar máscaras e respondendo perguntas e tirando dúvidas são divulgados, visando manter a população informada.
Ainda segundo Beatriz, “muitas vezes os governantes acabam negligenciando a Baixada Fluminense, mas a gente também precisa de ajuda, precisa de testes… então essa iniciativa da prefeitura de fazer os testes gratuitos pelos bairros é muito importante mesmo”.

Advertisement

A Prefeitura também baixou um decreto limitando o horário do comércio, dando preferência de funcionamento aos serviços essenciais como farmácias e supermercados. Com a flexibilização, outros estabelecimentos puderam voltar a funcionar, mas em todas as lojas, consultórios, academias, entre outros, é obrigatório ter álcool em gel para os clientes higienizarem as mãos.

O uso de máscaras também é obrigatório em todo o município, tanto nas ruas, transportes coletivos e comércio. A Secretaria de Saúde foi às ruas e realizou campanha de incentivo do uso de máscaras, que foram doadas à população em filas de bancos, mercados e comércio em geral.

A Prefeitura informou que, desde o início da pandemia, utilizou quatro unidades de pronto atendimento para atender quem estava com sintomas de coronavírus. São elas: Hospital Municipal, Hospital Fluminense, UPA do Bairro Bom Pastor e UPA do Lote XV. Posteriormente, o Hospital Fluminense foi equipado com respiradores para atender aos caso mais graves.

Na retaguarda e funcionando como base de apoio está o Centro de Tratamento Avançado (CAT), que funciona no bairro Xavantes. O CAT possui uma área para tratamento semi-intensivo e enfermaria para os casos que saem do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Fluminense, até receberem alta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O trabalho diferenciado da Prefeitura de Belford Roxo no combate ao Coronavírus
Advertisement

20 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho na feira do centro de Belford Roxo, há muitos anos, e posso garantir a todos, foi e está sendo o melhor prefeito de todos os tempos

  2. Parabenizo o prefeito Waguinho e toda equipe de saúde. Quanto as inaugurações, tem uma equipe da saúde. Que passa toda hora com sacolas de máscaras, para da para aquela pessoa que está sem máscaras.
    Fui em uma inauguração e vi as pessoas de máscaras e a equipe da saúde distribuindo, aos que estavam sem. Infelizmente, tinham algumas pessoas que se recusaram a usar a máscara. Eu mesmo, vi uma conhecida falar que não e ela mesmo já teve o vírus.
    A culpa não é do prefeito ou da equipe da saúde, e sim da ignorância das pessoas.

  3. Minha família teve 4 casos de covid, o atendimento foi rápido e eficiente, apesar de um desses falecer, não tenho nenhuma queixa quanto ao tratamento e a medicaçao, tudo feito com a maior transparência. Atendimento impecável e humano no hospital fluminense. Obrigado Waguinho pela preocupação e respeito com o seu povo.

  4. Seria importante a prefeitura divulgar a prevalência de positivos nesses testes em massa para termos uma idéia do percentual da população que já teve a infecção.

  5. Não vejo esse rigor nos ônibus,vans e mercados…vejo várias pessoas sem máscaras e nenhuma cobrança em relação a isso…moro no vale do ipê

  6. Tem sempre alguém insatisfeito com alguma coisa, mas, é de suma importância reconhecermos o brilhante trabalho realizado pelo Prefeito Waguinho em todas as áreas administrativas.
    Parabéns Prefeito Waguinho!!!

  7. Aqui em Vila São Teodoro, são poucos que estão usando máscaras, devem ser Super Homens, eu que uso todos os procedimentos pareço um ET quando saio de máscara na rua.

  8. Sem desmerecer todo o trabalho da prefeitura no combate ao novo covid 19, existe sim uma incoerência muito grande dos nossos políticos. Eles teriam que ser os primeiros a darem o exemplo para a população, mas não, fazem exatamente ao contrário. Eles fazem inaugurações, levando uma grande massa em um momento que, o que não se deve fazer e exatamente isso, aglomeração.
    Fiz o teste ontem, o trabalho está de parabéns, mas a ação dos políticos e parte dos moradores da cidade no condiz com o que a OMS pede para ser adotado. Precisamos ser mais empáticos, precisamos ter consciência de que o inimigo é invisível, ele existe. Ainda não temos uma vacina, ninguém está imune ao vírus.
    Por favor, USEM MÁSCARA AO SAIR DE CASA. Essa falsa normalmente só irá propagar o vírus. Essa luta é de todos e para o bem de todos.

  9. Deviam noticiar que ele, Waguinho, fez um comício ontem na praça de Areia Branca que gerou uma super aglomeração! Ironicamente o comício que gerou uma aglomeração de centenas de pessoas foi pra comemorar a inauguração de um hospital, hipocrisia total!

  10. Moro em Belford Roxo e n vejo nada disso não, o q vejo é td ao contrário, até o prefeito, q deveria dar o exemplo, anda sem máscara!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui