O trânsito do Rio de Janeiro no Rio +20 e nas Olimpíadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

532858_10150957943039780_1654514041_nSou favorável a todo e qualquer evento que aconteça ou possa acontecer no Rio de Janeiro mas para qualquer um é preciso ter um mínimo de organização e que a vidada do carioca tenha um mínimo de impacto possível. Um caso é o Pan de 2007, houve impacto sim mas nada que deixasse o Rio parado.

Agora na Rio +20, evento que pelo acompanhamos não vai ter nenhum resultado prático, o trânsito carioca mostrou que o que está ruim pode ficar muito pior. Quem acompanha o twitter da Lei Seca fica até com receio de sair de casa e ir trabalhar mas não é possível pararmos 3 dias inteiros, mesmo com o ponto facultativo dado pela Prefeitura. Isso só vale para eles, os outros são obrigados a suportar o engarrafamento.

E de todas as declarações que li a que ganhou o prêmio de mais sem noção foi a da presidente da CET Rio, Cláudia Sectin, que pediu paciência e que as pessoas não usem carros e sim os transportes públicos. “Ahã, senta lá Cláudia”, adoraria usar os transportes públicos mas vai morar em Jacarepaguá e trabalhar na Zona Sul. E mesmo quem tem linhas diretas, quais são as condições delas? Ônibus com ar praticamente não tem, sem contar que parecem latas de sardinha e olha que nem comecei a falar do metrô, trens e barcas.

Advertisement

Se é assim hoje, fico imaginando durante os Jogos Olímpicos de 2016. É esperado mais pessoas, circulando durante muito mais tempo e por muitos mais locais. Não acho que dará para pedir paciência a todos os turistas que virão ao Rio.

Só construir novas vias não adiantará, o que precisa ser pensado são formas mais dignas de transporte público. Temos ainda 4 anos até 2016, não é muito tempo mas dá para nos preparamos até lá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O trânsito do Rio de Janeiro no Rio +20 e nas Olimpíadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui