O vereador que encanta Caxias: Zezinho do Mineirão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marroni Alves

Ao passar pelos bairros Vila São Luís, Mineirão, Chacrinha e regiões adjacentes, a maioria das pessoas se depara com um homem de chapéu de cangaceiro, roupas simples, luvas, sapatos não engraxados e nas mãos uma pá ou outro tipo de material para limpar e desentupir bueiros não imagina que se trata de um vereador de Duque de Caxias em mais um dia de trabalho.

Zezinho do Mineirão, como é conhecido, há mais de vinte anos realiza esses e outros trabalhos aparentemente não condizentes com a função de um parlamentar brasileiro. Todos que o conhecem sabem que em qualquer dia da semana podem bater qualquer hora no seu portão, que com toda certeza, terão um prato de comida para almoçar ou um pedaço de seu famoso cuscuz de sobremesa. Em sua residência tem sempre imensas panelas de comidas, preparadas por ele e sua esposa, pois como o próprio afirma, em qualquer momento alguém pode chegar, mas faminto não ficará.

O altruísmo do vereador não para por aí. Na parte de cima de sua casa criou um abrigo para moradores de rua. Atualmente o espaço tem capacidade para receber até vinte pessoas, que se acomodam em beliches, em um espaço que embora pequeno torna-se grande e confortável. Crianças dos bairros Jardim Gramacho e Dick, que ao avistarem Zezinho correm em sua direção, pois sabem que ali vão ter um prato de comida, uma roupa nova, acomodação e muito carinho.

Humilde e querido pela população, o político participa de mutirões, capina calçadas e praças, poda árvores, sinaliza quebra molas, desentope bueiros, visita idosos para fazer limpeza em feridas, trocar fraldas, leva usuários dos hospitais ao plantão judiciário para terem seus direitos garantido judicialmente, almoça junto de funcionários de baixo escalão do município e ainda cumpre seu papel de fiscalizador e legislar.

Advertisement

Zezinho diz que não faz nenhum favor, pois foi eleito para ser funcionário do povo. E como o povo não pode esperar a boa vontade da Prefeitura, ele mesmo põe a mão e faz os serviços que o povo solicita. “Sou isso com mandato ou sem mandato 24h. E cumpro meu papel de vereador. Recentemente, apresentei um projeto que visa impedir os usuários dos hospitais do município serem multados, quando por desespero, descuidam e estacionam em local irregular. Tem que haver advertência, não multa! Para salvar uma vida, um minuto procurando vaga é vital”.

VEJAM SÓ A ALEGRIA DOS IRMÃOS , LUZ E JEAN AO RECEBER UMA DOAÇÃO DE UM SIMPLES COLCHÃO .OBS : ELES MORAM EM UMA COMUNIDADE DO JARDIM GRAMACHO.

Publicado por Zezinho Humanitário em Quarta-feira, 22 de maio de 2019

Publicado por Zezinho Humanitário em Sexta-feira, 22 de março de 2019

Zezinho conta de algumas situações: “Cheguei no (Hospital) Moacir e um amigo precisava de sangue. O estoque estava vazio e fui perguntar a assistente social o que podia fazer. Instruído, juntei uma turma, peguei e o trem e fui ao Hemorio doar sangue”. Outra vez, Zezinho lembra dos protestos que fez reclamando da falta d’água (problema crônico na Baixada). O edil, juntou a comunidade e foi parar na porta da CEDAE vestido de palhaço e com as contas pagas. Em outro protesto, deitou-se na porta da LIGHT para impedir a entrada e saída dos veículos, enquanto não voltasse a luz no bairro Vila São Luís. “A Light chamou a polícia, dizendo que era um usuário de drogas ali. Os policiais sabendo o objetivo do protesto, me deram razão e foram embora (risos)”. A água e a luz voltaram.

Sem dúvidas que não serão esses gestos humanitários que farão de Zezinho, um ótimo vereador. Contudo, sua simplicidade, humildade e solidariedade são bons indícios de que ainda podemos acreditar na política e que há bons políticos. Na Câmara, foi um dos poucos que votou contrário a medidas que retiraram direitos dos servidores e professores “os mestres (professores) são os formadores de todas as profissões. Merecem direitos, não retirada deles”. Quando perguntando sobre um exemplo na política, Zezinho é pragmático na resposta: “Serginho – Prefeito de Colatina (ES) – Tô para pegar o ônibus e ir visitar ele”. Nos últimos tempos as notícias sobre políticos são apenas negativas, ruins e colocam todos na mesma árvore. Generalizar não é a solução. Então é importante darmos destaque ao político que não estamos acostumados a ver no Brasil, no Rio e principalmente em nossa Baixada Fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O vereador que encanta Caxias: Zezinho do Mineirão
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Esse eu posso dizer que é um amigo irmão que Deus me deu de presente , homem de caráter, moral e dignidade . Homem com H maiúsculo que segue os preceitos do Criador .
    Mesmo eu não sendo morador de Caxias , sempre que tenho tempo vou visitar esse grande amigo .
    Zezinho do Mineirão , muitos e muitas irão passar pela Câmara de Vereadores de Caxias , mais posso garantir , igual ou ao menos parecido com você jamais !

  2. Zezinho do Mineirão e meu amigo desde criança, conheço a idoneidade deste cara, conheço a seriedade deste cara, enquanto outros do nosso município e bairro estão na mídia sem fazer nada somente porque fecham com esse corrupto e de falta de caráter ao qual é o prefeito deste município, surge no meio político uma pessoa séria e honesta, zezinho do Mineirão, esse cara merece sim todo o apoio e respeito de todos nós, parabéns meu amigo, parabéns zezinho do Mineirão, se como pastor eu tenho uma ordenança de Deus para orar, interceder, clamar pelos nossos governantes, há, minha oração por esse cara é muito maior ainda, pois os outros falam e mostram ao contrário, mas esse homem de Deus zezinho do Mineirão e um homem nas mãos de Deus, já os outros não posso dizer o mesmo, parabéns zezinho do Mineirão.

  3. Excelente matéria! É muito importante valorizar os bons políticos, mostrar que nem todos são desonestos e usam o cargo para proveito próprio.
    Parabéns, Zezinho!
    Marroni é você quem escolhe suas pautas?

  4. Parabéns Zezinho pelo trabalho que vem desenvolvendo na camara municipal de duque de Caxias, seria muito bom se os políticos brasileiros seguissem o seu exemplo, tenho certeza que você fará muito mais para esse município quando for prefeito, Deus te abençoe e te guarde

  5. Conheço o zezinho a vários tempos acompanho o trabalho dele políticos de duque de Caxias deveriam se espelhar mais em zezinhomenagem um ótimo ser humano excelente político

    • Natalicia, sou nascido e criado aqui em Parada Angelica e Santa Lucia, exerço em uma empresa pública (correios) o cargo de carteiro motorizado e através de um colega de trabalho (o Aspira) conheci esse nome Zezinho do Mineirao e seu trabalho, agora em 2023 tentaremos entrar na vida política para mostrar que podemos ter mais pessoas como o ele e continuarmos o bom trabalho que é, e sempre foi atender bem o cidadão, Parabéns Zezinho pelo seu trabalho e Abraços!
      Conto com vocês para mostrar que ainda podemos sonhar, obrigado! PABLO MACEI

  6. É realmente não temos políticos hoje empenhados em ajudar a população nomeio vários, mas não vou dá ibope, pois não merecem. Este Vereador tem minha admiração e respeito, pois ao longo dos meus 56 anos ouço muito pouco em épocas antigas que alguns tinham essa filosófia de ajudar a população já que a prefeitura nunca pode. Parabenizo o mesmo é os moradores dessas regiões ao qual ele faz esse trabalho árduo e bonito ao mesmo tempo. Deus o abençoe e continue assim.
    Por que a nossa Câmara Mun. De Duque de Caxias e Prefeitura, hoje estar uma Piscina de Ratos e Covardes. (Há também alguns que escapa desta Piscina)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui