Mais de uma década após o início das obras, o Museu da Imagem e do Som (MIS), na orla de Copacabana, entra em nova fase. Com intervenções internas e externas em andamento, a previsão, segundo o governador Cláudio Castro, é concluir a construção até dezembro deste ano. Retomado pela atual gestão, o trabalho avança em duas frentes simultâneas.
“Referência de arte e cultura para o morador e o turista, nosso empenho é forte para colocar o museu em funcionamento o quanto antes. Essa grande e desafiadora obra vai completar um dos cenários mais bonitos na nossa capital e a climatização é essencial para garantir a preservação do acervo e o conforto do público. E a integração entre as equipes está garantindo o andamento simultâneo das frentes internas e externas“, afirmou o governador.
A nova etapa das obras inclui a instalação do sistema de climatização, que começou com a chegada dos primeiros equipamentos no dia 18 de abril. A operação ocorreu durante a madrugada, com dois caminhões-guindaste capazes de içar até 110 toneladas e a mobilização de 35 operários do Consórcio Copacabana. Nesta quarta-feira (7), a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas lavou a fachada da nova sede, o que marcou o avanço da fase externa da construção.

Na parte interna, as obras envolvem os sistemas de acústica, iluminação, redes hidráulica e elétrica, ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo. O investimento nessa fase soma R$ 74,6 milhões. Na área externa, os trabalhos iniciados em 11 de abril abrangem a finalização e revitalização das fachadas, com instalação de elementos metálicos e painéis de vidro, orçados em R$ 12,1 milhões.
A lavagem da fachada marcou uma nova etapa da obra, com cobertura de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados da área frontal, incluindo os planos de vidro e outros elementos visuais. O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, destacou a relevância do equipamento cultural para o estado e seu potencial de impacto na economia fluminense.
“Estamos trabalhando para entregar a obra em dezembro. As intervenções na fachada também já foram iniciadas e os trabalhos são realizados de forma simultânea. O MIS será um marco na política de valorização da cultura, atraindo turistas e fortalecendo o desenvolvimento econômico do estado”, reforçou Andrade.
A construção da nova sede é conduzida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SEIOP, em parceria com a Secretaria de Cultura. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro, com execução do escritório Índio da Costa, e aposta em uma proposta moderna, com forte presença de tecnologia digital e experiências imersivas ao público.
Com design inspirado na paisagem de Copacabana, o prédio funciona como um boulevard vertical que conduz o visitante a uma viagem pela cultura carioca e brasileira. No interior, o público encontrará exposições interativas sobre samba, música popular brasileira, carnaval e trajetória de grandes personalidades, como Carmen Miranda.
O museu contará ainda com boate, cine-teatro, restaurante panorâmico, café e cinema a céu aberto no terraço. A acessibilidade será prioridade com audioguias em três idiomas e maquetes táteis.