Foto: Prumo Logística

De acordo com o site especializado Click Petróleo e Gás, a Açu Petróleo tem a previsão de começar as obras no parque de tancagem de petróleo, no Porto do Açu, em São João da Barra, em 2022. O empreendimento que receberá investimentos de R$ 2 bilhões a R$ 2,5 bilhões, poderá gerar 2.000 empregos de forma direta e indireta. A previsão é que o empreendimento entre em operação em janeiro de 2024.

Além de ampliar a capacidade de exportação do estado, o parque de tancagem de petróleo no Porto do Açu, que poderá iniciar as obras no próximo ano, também será conectado a uma malha de dutos na região sudeste para oferecer alternativas às refinarias localizadas no estado do Rio de Janeiro e arredores.

Leonardo Soares, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, diz que “Esse é um projeto estratégico e estruturante para o Rio de Janeiro e para o Brasil. Além de consolidar a Região do Norte Fluminense e o Estado do Rio de Janeiro na cadeia produtiva e logística do petróleo, o empreendimento irá gerar riqueza e valor para a região, pois há o compromisso da empresa de priorizar a mão de obra local”.

As obras do parque de tancagem no Porto do Açu prevê ainda a implantação de um depósito de petróleo com capacidade de 5,7 milhões de barris no porto, podendo se expandir para 11 milhões de barris. Também inclui a implementação de dois oleodutos que irão conectar o depósito de petróleo à rede de oleodutos existente na região sudeste.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui