Obras para implementação do trem Rio-Minas começaram oficialmente

A tendência é que a reforma seja finalizada em dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após a aprovação do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foram iniciadas nesta semana as obras para que os trilhos do trem Rio-Minas possam receber os veículos e seus passageiros. A tendência é que a reforma seja finalizada em dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem.

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho. A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano. A iniciativa é da ONG Amigos do Trem.

banner 1200x800 2 Obras para implementação do trem Rio-Minas começaram oficialmente

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

No entanto, inicialmente, o trajeto será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). Totalizando 37km.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Obras para implementação do trem Rio-Minas começaram oficialmente
Advertisement

41 COMENTÁRIOS

  1. ME LEMBRO MUITO BEM, QUANDO CRIANCINHA, O TREM PASSAVA EM MANHUMIRIM/MG, QUANTO SERIA MAIS ECONOMICO, USAR AS LINHAS FÉRREAS, PQ , NÃO PENSAM ASSIM? É UM ABUSO , JUNTO O POVO. OLHA SE TIVESSE UM TREM CAQUEIRO PRA TRAZER MILHO DO SUK PRO LESTE. QUANTO SERIA MAIS BARATO, PRO PRODUTORES RURAIS PR TRATAR DE SEU GADO LEITEIRO, DEPOSITAR EM SILOS EM AIMORÉS/MG. MUITO OUTRAS COISA QUE BENEFICIARIA O NOSSO POVO NO BRASIL INTEIRO, NA REATIVAÇAO DAS LINHAS FÉRREAS.

  2. Em pensar que na minha infância eu viajei de trem de Barbacena/MG para Aparecida do Norte. O meu pai era da antiga Central do Brasil e naquela época era normal viajar de uma cidade a outra por esse país e os governos federais ignoraram os trens que se acabaram. Felicito a luta dos Amigos do Trem com a sede em Juiz de Fora onde moro atualmente. O que me dificulta um pouco é que fica distante daqui para ir a Cataguases embora é mais próximo mas ter que pegar o ônibus até a essa cidade é o que entristece que para viajar até o Rio pagará um valor mais caro um pouco por ser um trem de turismo e não como um trem comum como dantes entendo que é o inicio para a volta dos trens como eram antes e termos como opção além do ônibus, navio, avião e o trem de passageiros como antigamente com o seu “Taco tataco (Som das rodas nos trilhos)”.
    Conheçam o meu canal no YouTube “Wilton Araujo” curtam e se inscreva. Abraço a todos e fiquem com Deus.

  3. Fico muito zangada quando leio os comentários. Sou exferroviaria e graças ao BIRD, que acabou com os ramais antieconomicos,mantendo só o transporte que daria lucro, os trens de passageiros, acabaram. Enquanto não mudarem o subúrbio do Rio não avançaremos com trens modernos de passageiros. Se o trem chegar no km 64 e atrasar por furto de cabos, sei não…Sou otimista pela volta dos trens, mas pessimista com a questão do subúrbio e da via permanente.

  4. Os políticos só pensam em lucros. Trem para turismo, com passagens caras não resolvem o problema da mobilidade urbana. E ainda vão deixar os trabalhadores das cidades andando de ônibus. O Povo tem que se informar mais sobre estes projetos que não cumprem o papel social.

  5. Sou maquinista aposentado da Rede/FCA/Vale e bem conhecedor do trem passageiro em Barra Mansa x Lavras e na Vale Vitória Minas fico feliz pela iniciativa maís preocupado pois quando falamos de transporte de pessoas em grandes proporção devemos elevar a segurança nos trilhos, locomotiva e vagões.

  6. Bons tempos.
    Viajei muito de Três Rios a Anta e vice-versa.
    Lamentável esse trem não passa na cidade de Anta.
    O povo local comeu mosca, foi omisso e deixou a estrada de ferro ser desviada por Mina Gerais, tendo em vista a represa que foi construída acima da ponte férrea que liga MG ao Estado do Rio.

  7. Pq essas cidades que recebem pouca demanda de passageiros pq não fazem rio x BH terá paradas em cidades que com mais demanda de passageiros fluiria com mais facilidade e rapidez e teria um retorno maravilhoso

  8. Resido no centro de Três ?ios e próximo a Estação e realmente estão arrumando os trilhos; fiquei muito feliz, pois sei que essa revitalização da rede ferroviária, está planejada.

  9. Aqui Varginha sul minas temos os trilhos que no passado iam até santos.o lobby das trasportadoras nunca deixará as ferrovias voltarem ao Brasil. Somente Elon musk poderá reverter usto

  10. Eu particularmente creio que o interesse é financeiro e atende a um pequeno grupo. Quando não interessar mais eles abandonam tudo e saem com a grana. É assim que as coisas funcionam. Trens modernos não poluentes seriam um projeto melhor ligando cidades brasileiras , esse tipo de iniciativade trem para turismo nunca deu certo em outras tentativas, não vejo futuro

  11. O que é 37km num país de dimensões continentais? Essa corja de políticos safados e que só vêem o quê lhes convém no curto espaço de tempo deveriam priorizar mais o futuro. Me dá nojo esse tipo de políticas públicas no Brasil.

  12. Gostaria de saber de quem será a responsabilidade pela manutenção da Via Permanente.
    No momento encontra- se em péssima condições,são vidas em jogo,aviso foi dado!!!

  13. O RJ precisa urgentemente investir maciçamente no transporte ferroviário,transporte de massa em todas as cidades do estado.E um transporte rápido e não provoca poluição ao meio ambiente…

  14. Em Juiz de Fora havia um trem de passageiros que fazia a rota Matias Barbosa a Santos Dumont duas vezes ao dia. Aos fds era utilizado para turismo, uma das raras opções de lazer em Juiz de Fora, além de baixar custos de transporte aos trabalhadores. Daí vem a privatização da malha sudeste pelo FHC permitindo a exploração somente do transporte de carga, e desde então o ” Changai” como era carinhosamente conhecido saiu dos trilhos, infelizmente. Agora pratica-se apenas o transporte rodoviário, o mais caro. O Brasil insiste em andar fora dos trilhos.

  15. Tomara que esse trem se torne não apenas turístico e sim, regular de passageiros ligando a capital do Rio de Janeiro até Belo Horizonte; possibilitando a baldeação com o Trem da Vale que está em pleno funcionamento, e que liga esse estado mineiro até Vitória no estado do Espírito Santo. Teríamos 3 estados atendidos por trem.

  16. Seria tão bom ce o trem campista volta se a funciona saindo da estação de saracuruna passando pro Magé sliva jardim Macaé e ai por diante

  17. Os trens vão trafegar sobre trilhos de bitola estreita (bitola métrica)? Puxados por locomotivas poluentes? Se forem é mais uma ponte para o passado, visando manter vivas as tradições conservadoras dos donos das casas-grandes e seus capatazes-feitores. Precisamos de trens urbanos, suburbanos e intercidades, que sejam modernos, confortáveis, rápidos e não poluentes. Deixem aqueles trenzinhos imperiais nos imaginários saudosistas, dos que insistem em manter o Brasil no atraso, nos infantis ferroramas, e apliquem os nossos impostos no desenvolvimento do país.

  18. Esses políticos pilantras tem que reve seus conceitos e expandir o metrô do Rio de janeiro até Caxias e nova Iguaçu vão tomar vergonha na cara seus desclassificado.

  19. Tenho 73 anos e continuo entusiasta do uso das vias ferroviariás. Lamentei profundamente quando uma parcela com interesses financeiros e políticos articularam para extinção deste modal. Vê-se que o consumo do diesel por aotomotrizes, e infinitamente menor para movimentação de cargas e passageiros. Ainda existem linhas regulares nós demais continentes que satisfazem e tem relevância econômica por onde circulam. Tenho esperança que ainda teremos trens de alta velocidade auxiliando de formas diversas o crescimento e bem estar por onde passar. Torço para que se torne realidade as iniciativas do retorno da vida aos trilhos de aço e desenvolvimento das linhas ferroviariás, e sentirmos até mesmo o glamour de tempos idos.

  20. Seria maravilhoso a volta do trem para outras cidades e estados.
    Sou do Rio, e lembro de viajar para São Paulo de trem, ir a Costa Verde de trem.
    Era maravilhoso.
    Que venham outros projetos para a volta do trem, cim preços cabíveis.

  21. De Tres Rios,a referna poderia se prolongarpor Paraíba do Sul ,Cavaru,Pati dos Alferes,Miguel Pereira, Conrado,etc.
    Seria um trecho Aida muito mais lindo.

  22. Parabenizo a iniciativa. Serei um passageiro assíduo e um grande incentivador da ampliação para outras regiões como Volta Redonda, Resende, Pirai, Italiana e outros.

  23. Mesmo sabendo que é uma iniciativa de cunho turístico,bem que poderia haver mais apoio do poder público e promover uma maior conexão com outros modais. Quem sabe o trem chegasse a Petrópolis ou seguisse acompanhando o rio Paraíba do Sul até Volta Redonda,Miguel Pereira e Barra Mansa? E num exercício de imaginação meu, que fosse criada uma linha de Cataguases para encontrar o trem de BH- Vitória? Eu sou totalmente a favor de reativar as linhas de trem abandonadas no RJ e converter elas em turismo ou transportes de massa de média distância, com paradas estratégicas!

  24. Enquanto isso dentro da Cidade do Rio de Janeiro nem o trem nem o metrô se expandem para as áreas que precisam onde a massa se aperta nas conduções precárias ou inexistentes. Esses políticos deviam ser presos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui