Nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Observatório Internacional da Juventude (OIJ), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, lançou o programa Flow das Juventudes. A iniciativa visa capacitar jovens líderes de favelas cariocas para enfrentar desafios urbanos e promover a equidade social. O público-alvo são jovens entre 18 e 35 anos que residem em favelas do Rio de Janeiro e têm interesse em liderança, advocacy, desenvolvimento sustentável e intercâmbio cultural. As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro e podem ser feitas pelo Instagram do OIJ: Instagram.com/oij.br.
“A juventude das favelas precisa falar inglês para contar ao mundo uma nova narrativa sobre os desafios que enfrentamos. Nossa liderança é global. Ao conectar jovens do Rio de Janeiro e Nova York, estamos promovendo um diálogo internacional e desenvolvendo soluções conjuntas para problemas comuns, como a desigualdade social e a sustentabilidade urbana,” destacou Daniel Calarco, presidente do OIJ.
Os 20 jovens selecionados participarão de treinamentos intensivos, presenciais e virtuais, ao longo de seis meses, com foco em inglês, liderança, advocacy e desenvolvimento urbano sustentável. Para assegurar que questões financeiras não interfiram na participação, cada jovem receberá uma bolsa-auxílio durante os quatro primeiros meses do programa.
Além das aulas, o projeto inclui intercâmbios culturais abordando temas como combate à desigualdade e promoção de práticas sustentáveis. O programa Flow das Juventudes celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e busca fortalecer o diálogo internacional e a criação de soluções conjuntas para questões urbanas, capacitando jovens líderes para promover uma sociedade mais equitativa.