Ocupação de UTIs no Rio atinge estado crítico

No mesmo dia que atingiu o número de 100 mil infectados, a situação da ocupação de UTIs atingiu estado crítico, 86% dos leitos ocupados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay

No momento em que se pensa em abrir cinemas e trazer o público de volta para os estádios, o boletim do Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado nesta sexta-feira, 25/9, diz que a disponibilidade de vagas em UTIs no Rio é considerada crítica (maior que 80%).

Segundo levantamento, que se baseia em dados obtidos em 21 de setembro, o município do Rio de Janeiro atingiu uma taxa de ocupação de 86% nos leitos de UTI para covid-19, a maior do país na data analisada. De acordo com a Fiocruz, a pesquisa utiliza dados do município do Rio de Janeiro porque o estado do Rio de Janeiro é a única unidade da federação a não disponibilizar a taxa de ocupação de leitos em seu painel público de dados.

A cidade do Rio já apresentava situação considerada crítica no boletim anterior, mas os percentuais se agravaram no estudo divulgado hoje. Havia ocupação de 82%, que aumentou 4 pontos percentuais.  

A pesquisadora Margareth Portela, integrante do observatório da Fiocruz e especializada em estudos sobre a utilização, qualidade e custos de serviços de saúde, recomenda que as localidades em situação crítica não devem adotar mais medidas de flexibilização. “Há um risco, porque mudanças podem se dar de uma forma muito rápida“, alerta ela, que avalia que a situação geral do país, com 17 estados na classificação verde, é a melhor já observada, mas a do Rio de Janeiro é de “muita preocupação“.

Advertisement

A notícia veio no mesmo dia que o Rio de Janeiro passou o número de 100 mil infectados. De acordo com o jornal O Globo na semana passada, o Mapa de Risco, feito pelo estado, apontou que a capital e outras áreas populosas da Região Metropolitana podem deixar o “risco baixo” e retornar ao “risco moderado” já na próxima atualização, devido ao aumento nas internações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ocupação de UTIs no Rio atinge estado crítico
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. MENTIRA. ESSES NÚMEROS NÃO BATEM. ONDE EST[Á A PESQUISA? ONDE ESTÃO OS DADOS QUE A FIOCRUZ DIZ TER RECOLHIDO? QUAL A METODOLOGIA. ISSO É PATÉTICO. BASTA VISITAR OS HOSPITAIS, OS NÚMEROS NO RJ SÓ CAEM.

  2. E agora (?) não teria sido melhor ao invés de contratar hospitais de campanha, ter alugado leitos junto à Rede Privada através de registro de preços (??) teria sido mais econômico e de melhor gerenciamento (!) pois o setor privado expandiria conforme a demanda sob sua conta e risco.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui