Ocupação no Hospital do RioCentro voltou aos mesmos patamares do pico da pandemia

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, a fila por um leito de Covid-19 no Estado do Rio já tem 358 pacientes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Interior do Hospital de Campanha do Riocentro - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Funcionários do Hospital de Campanha do RioCentro alertaram quanto a ocupação de vagas para Covid-19. Segundo eles, a ocupação dos leitos voltou aos mesmos patamares do pico da pandemia. De acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, a fila por um leito de Covid-19 no Estado do Rio já tem 358 pacientes. Desses, 151 aguardam por um lugar em Centros de Terapia Intensiva (CTI). A informação é do portal de notícias G1.

As vagas para Covid-19 na rede pública estão acabando, inclusive em unidades especializadas no combate ao novo coronavírus. Segundo especialistas, o quadro é crítico e os números mostram que a situação vem se agravando.

Nós sabíamos que os casos iriam recrudescer quando acontecesse essas abertura, como aconteceu nos países europeus. Não houve um planejamento para uma real demanda de casos – tanto na rede assistencial ambulatorial quanto na rede hospitalar“, a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo, afirmou ao G1.

A taxa de ocupação de CTIs para Covid-19 nos hospitais municipais, estaduais e federais no Rio é de 93%. Entre os leitos de enfermaria, 70% estão ocupados. O sistema do censo hospitalar mostra que 1.755 vagas estão impedidas neste momento em todas as unidades da capital. Há leitos de CTI prontos para serem utilizados no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste da cidade.

Advertisement

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que o Hospital de Campanha do Riocentro tem 300 leitos ativos. Até a manhã deste sábado, tinha 174 pacientes internados e outros 37 em processo de transferência. Ainda de acordo com a pasta, os outros leitos estão disponíveis. Sobre as 1.755 vagas impedidas, a Prefeitura do Rio informou que desativou 300 leitos para retomar cirurgias eletivas e que o restante pertence a unidades estaduais e federais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ocupação no Hospital do RioCentro voltou aos mesmos patamares do pico da pandemia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui