Odetinha pode se tornar 1ª beata carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

OdetinhaUma menina carioca que viveu nos anos 1930 pode se tornar uma beata da Igreja Católica, a primeira carioca. Odete Vidal de Oliveira, conhecida como Odetinha, teve o início de seu processo de beatificação na Congregação para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano, aprovado no dia 31 de outubro. E a partir de janeiro de 2013, deve ser aberto o processo na fase diocesana, a fim de reunir todo histórico, depoimentos e detalhes sobre a vida da jovem.

O motivo para Odetinha, que nasceu no dia 15 de setembro de 1930 e faleceu em 25 de novembro de 1939, é que desde muito criança, já demonstrava profunda caridade para com os pobres e a busca da santidade de forma impressionante e extraordinária. Ajudava os pobres em obras como um feijoada que sua mãe fazia aos sábados aos pobres.

Ela irradiou e inspirou uma imensa obra social, assumida com seriedade pelos seus pais, tornando-os grandes apóstolos da caridade por toda sua vida. Estes colaboraram efetivamente com muitos Institutos de Vida Religiosa, salvando alguns da falência, além do trabalho com as meninas órfãs (um pedido de Odetinha), até hoje administrado por religiosas e voluntários.

Advertisement

Nos últimos quarenta e nove dias de sua vida sofreu dolorosa enfermidade – paratifo, suportada com paciência cristã. No leito de dor, dizia: “Eu vos ofereço, ó meu Jesus, todos os meus sofrimentos pelas missões e pelas crianças pobres (Cf. Ef. 5, 1-2)”. No dia de sua morte, ocorrida em 25 de novembro de 1939, Odetinha recebeu a Sagrada Comunhão às 7h30min e na ação de graças disse: “Meu Jesus, meu amor, minha vida, meu tudo”. Assim, serenamente, às 8h20min entregou sua alma inocente a Deus.

Seu túmulo situa-se na quadra 06, n.º. 850, no Cemitério São João Batista (Botafogo). Até hoje é um dos mais visitados, sobretudo aos sábados e domingos, por inúmeras pessoas que ali acorrem para agradecer benefícios espirituais e temporais que atribuem à sua intercessão junto a Deus. Sua biografia oficial, lançada no ano seguinte de sua morte pelo padre Afonso Maria Germe, causou grande comoção na sociedade carioca.

Oração à Odetinha

Ó querido Jesus, que escolhestes as criancinhas, curando-as e as abençoando, demonstrando particular predileção por elas, que Vos louvam com um louvor perfeito e revelando, assim, o Reino de Deus aos menos favorecidos da sociedade, aos simples e aos humildes.

Olhai com carinho nosso pedido, pelos méritos infinitos de Vosso Santíssimo Coração e do Coração Imaculado da Santíssima Virgem que, se for para a Vossa maior Glória e bem de nossas almas, Vos digneis glorificar, diante de toda a Igreja, a menina Odete Vidal de Oliveira (Odetinha), lírio de pureza e caridade da Igreja Particular de São Sebastião do Rio de Janeiro e exemplo de vida para o povo de Deus.

Unidos em Comunhão eucarística e guiados pela doçura do Espírito Santo, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que Vos pedimos. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Fonte: Portal Canção Nova (no link você pode ler mais sobre a história de Odetinha e o processo de beatificação)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Odetinha pode se tornar 1ª beata carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui