Oferta de vagas de emprego no turismo está em alta no Rio de Janeiro

Expectativa do Rio Convention Bureau é que turismo recupere receita com o 2º Carnaval do Rio de Janeiro em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio - Foto: Rafael Catarcione/Riotur

Com a retomada da movimentação turística, o setor vem aumentando a oferta de vagas para profissionais capacitados que desejam trabalhar em locais como hotéis, bares, restaurantes, atrações turísticas e agências de viagem. Enquanto em 2020, foram criados apenas 20 mil postos de trabalho no turismo, o número de empregos gerados chegou a quase 150 mil em 2021. Somente a Região Sudeste responde por metade das oportunidades oferecidas pelo setor.

“Com tudo o que a cidade tem a oferecer, o Rio de Janeiro é a vitrine do Brasil para os turistas estrangeiros. Por isso, temos que trabalhar sempre para melhorar a experiência desses visitantes e isso passa diretamente pelo preparo dos profissionais do setor. A tendência é que mais vagas surjam com a recuperação do turismo, que precisam ser preenchidas por trabalhadores capacitados”, reforça a diretora-executiva do Rio CVB.

Feriado tem previsão de alta ocupação nos hotéis e Sapucaí lotada

O adiamento do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro para o feriado de Tiradentes deve impactar positivamente na movimentação turística da cidade. A estimativa do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) é que a ocupação hoteleira fique entre 80 e 85%, entre quinta-feira (21) e domingo (24). Em 2021, o período teve média de 63% dos leitos ocupados.

Com a grande movimentação de turistas, a expectativa é que a Marquês de Sapucaí esteja lotada para acompanhar os desfiles do grupo especial. Cerca de 80% dos lugares colocados à venda já foram adquiridos.

Advertisement

“O carnaval dividido em duas etapas vem garantindo bons resultados para o setor nos dois períodos, com cerca de 80% de ocupação em fevereiro e uma expectativa semelhante para este mês. Após um ano sem os desfiles, temos muito a comemorar com a volta das escolas de samba ao sambódromo e a volta dos turistas ao Rio de Janeiro”, afirma a diretora-executiva do Rio Convention Bureau, Roberta Werner.

O fluxo de estrangeiros, que tradicionalmente corresponde a 30% durante o carnaval, deve ser menor neste feriado já que, segundo o Rio CVB, os viajantes internacionais costumam se programar com antecedência para visitar o Rio de Janeiro durante a folia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Oferta de vagas de emprego no turismo está em alta no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui