31º Festival da Cachaça de ParatyTodo mês de agosto a histórica e tranquila cidade de Paraty (RJ) recebe milhares de pessoas para curtir muita música, arte e tudo sobre a cultura da cachaça. É nesse clima que próximo fim de semana, entre os dias 15 e 18, acontece o “31º Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty”.

O Festival da Cachaça de Paraty

O Festival da Cachaça de Paraty conta com a presença dos principais alambiques da região, todos montam suas barracas para mostrar um pouco de sua história e tradição, além disso é possível degustar os vários tipos de cachaças que possuem sabor e teor alcóolico variados. O legal é comprar uma pequena caneca com uma alça para você carrega-la com facilidade, desta forma é possível pedir uma “provinha” de cachaça em todos os expositores. Em alguns casos essa “provinha” é paga, mas com um bom papo sempre é possível receber um agrado do pessoal que serve a bebida, é o famoso “chorinho“.

A festa tem uma programação variada, onde o público pode experimentar comidas típicas, ver o artesanato local e assistir diversos shows que animam o pessoal. Os principais deles acontecem no palco montado atrás da Igreja Matriz, várias bandas passam por horários diferentes ao longo do dia. Algumas atividades culturais, pequenas bandas no melhor estilo “bloquinho de carnaval” surgem principalmente a tarde, aliás é durante a tarde que a animação já começa com a galera se reunindo nos diversos bares e restaurantes do centro histórico, realizando assim uma programação de atividades paralela e informal, mas que faz com que a festa não pare nunca! E esse ano a festa vai ter novidades, pois além da programação na tenda principal, haverá uma série de outras atividades no Paço Municipal (Centro Histórico).

No Espaço Cachaça Cultural (Paço Municipal), haverá palestras, degustação, exposições, apresentações artísticas e o lançamento da campanha pelo registro da canoa caiçara como patrimônio cultural brasileiro.

Serviço

ONDE ACONTECE:
Em Paraty (RJ), no Areal do Pontal, Centro Histórico da cidade.

COMO CHEGAR NA CIDADE

Origem RIO:
– Carro: seguir pela Av.Brasil e depois rodovia Rio-Santos, são cerca de 250km.
– Ônibus: saída do terminal Novo-Rio pela empresa “Costa Verde”. (Consulte os valores e horários)

Origem SÃO PAULO:
– Carro: Av.Ayrton Senna até a Carvalho Pinto, seguir Osvaldo Cruz até Ubatuba e depois BR-101
– Ônibus: Compre passagem na empresa “Reunidas Paulistas”. A viagem vai durar cerca de 5h30, são cerca de 300km.

ONDE COMER

No centro histórico é possível encontrar opções variadas, desde culinária mais sofisticada até o famoso “PF” (Prato Feito). Perto da praça da Matriz é legal de ficar, pois você pode almoçar e depois continuar bebendo algo e “petiscando” por ali, onde tudo vai acontecendo ao longo do dia. Se você gosta de agito, esse é o melhor ponto pra almoçar e depois continuar na festa!

Programação 2013

Quinta-feira (15/08)

19h – Bloco Meninos do Pontal e Assombrosos do Morro
21h – Trio Mangarapira (Forró)
23h – Breno e Delluca (Sertanejo Universitário)

Sexta (16/08)

11h – Luis Casquideo (MPB & Bossa)
13h – Bebeto e Banda (MPB)
15h – Tok Surpresa (Pagode)
21h – Ciranda Elétrica (Ciranda Eletrônica Caiçara)
23h – Paulo Lima (Black Music)

Sábado: (17/08)

11h – Moreira Junior (Voz e Violão)
13h – Ciranda Caiçara (Danças Típicas)
21h – Ronaldo Hansen (Rock)
23h – Paulo Meyer (Blues & Soul)

Domingo: (18/08)

11h – Ary e Erivelton (Chorinho)
13h – Velha Guarda (Samba)
15h – Ciranda 7 Unidos (Ciranda Tradicional)
21h – Samba Que Eu Gosto (Samba)
23h – Chama Maré (Forró Universitário)

Saiba mais

Para saber mais sobre o Festival da Cachaça, além da experiência de quem foi, vá no post do Intrip.

fonte: paraty.com.br

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui