Oi Futuro lança programa internacional de inovação em museus e centros culturais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Laboratório Oi Futuro e a Casa Firjan lançam nesta terça-feira (11/06) o programa HiperMuseus, inédito no Brasil, que promove a inovação e a cultura digital no campo de museus e centros culturais.

O programa vai atuar na formação de profissionais, formação de redes e desenvolvimento de novas estratégias na área digital, através de seminário, experimentação e mentorias. Idealizado e coordenado pelo Museu Vivo e pela Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais, em correalização com o Oi Futuro, o HiperMuseus é integrado a um movimento global de museus, como o We are Museums, Creative Museums e o Museo Mix.

“A hiperconexão ativa o papel dos museus como agentes de transformação, interligando-os a seus públicos e às urgências contemporâneas como nunca antes”, explicam as curadoras Lucimara Letelier e Mariana Várzea. A ideia pioneira no país vai ao encontro de estratégias já aplicadas em grandes museus do mundo, como o MoMA, em Nova Iorque, o Van Gogh Museum, em Amsterdã, e o Louvre, em Paris.

“A necessidade de integrar os meios digitais à atuação dos museus aumenta a interação com a comunidade local, reforça suas funções sociais, como dar acesso e preservar os acervos digitalmente, de forma cada vez mais transparente”, menciona Mariana Varzea, diretora da Inspirações Ilimitadas.

Advertisement

Por isso, além do seminário internacional, está previsto um programa de formação interdisciplinar, através do qual, 42 profissionais de diversas áreas serão selecionados para participar do processo de inovação em cultura digital em museus e centros culturais.

DATAS HIPERMUSEUS:

·         11 de junho – Evento de lançamento – Lab Oi Futuro

·         11 de junho a 12 de julho – Inscrições no Edital

·         20 de agosto – Seminário Internacional – Casa Firjan

·         20 a 23 de agosto – Laboratório de Inovação

·         Agosto a dezembro – Mentorias Lab Oi Futuro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Oi Futuro lança programa internacional de inovação em museus e centros culturais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui