Foto: Rafa Pereira

Referência da culinária alemã no Rio de Janeiro, a Casa Urich, localizada bem no Centro do Rio de Janeiro, está com distribuição de brindes devido à Oktoberfest, que acontece neste mês no restaurante. No período, o estabelecimento conta com decoração temática e brindes exclusivos, que os clientes poderão levar para casa mediante a compra de duas cervejas Paulaner. As promoções são válidas até o dia 29 de outubro, ou enquanto durarem os brindes.

A promoção é simples: na compra de duas garrafas, o cliente ganha um dos brindes. Estão disponíveis as seguintes opções: abridor de cerveja, porta-copo, chapéu ou a caneca, que veio diretamente da Oktoberfest da Alemanha.

É importante ressaltar que não há obrigatoriedade de consumação, ou seja, apenas com a compra das duas cervejas, já se pode ganhar o brinde. Também não é obrigatório que o consumo seja feito dentro do restaurante, é possível levar para casa.

O mascote. Foto: Divulgação

Como parte da programação da Oktoberfest, será realizada uma live do consultor de negócios Cervejeiros e pesquisador sobre cerveja na PUC-Rio, Professor Cesar Peixoto, Beer Expert pelo Science of Beer, experimentando e comentando sobre as cervejas Paulaner.

Marisa Fernandes, gerente da Casa Urich, contou ao DIÁRIO DO RIO que a parceria do estabelecimento com a Paulaner é antiga, mesmo durante o período conturbado que tem sido a pandemia.

Cardápio de culinária alemã

Nem só de comidas típicas vive o cardápio da Casa Urich. Porém, alguns pratos tradicionais ganham o grande destaque do estabelecimento. O DIÁRIO DO RIO esteve no restaurante e experimentou o famoso croquete da casa, a linguiça recheada com queijo e o Coquetel Würsttehen (salsichas mistas alemãs).

De prato principal, experimentamos esbein (joelho do porco)com chucrute e batatas coradas e o kassler (bisteca de porco) defumado com salada de aipo ao roquefort e recomendamos… estava tudo impecável! Já para a sobremesa, optamos pela torta alemã e o strudel de maçã (este com receita original da Áustria).

Eu fui à Áustria ver como fazia. Ele é referencia porque eu fiz um mini-curso para aprender. Você vê que, se comer aqui e em outros lugares depois, dá para perceber que é diferente“, contou Marisa Fernandes.

Clube do Whisky

O estabelecimento iniciou o Clube do Whisky há aproximadamente 23 anos. O motivo foi um cliente fixo que bebia muito whisky e, como ele era espanhol, passou a receber visitas internacionais por conta do trabalho e levava os convidados ao restaurante. Com isso, ele passou a consumir cada vez mais a bebida.

A partir disso, ele pediu ao proprietário algum desconto, já que estava consumindo muito. O dono do restaurante ofereceu que a cada 10 garrafas, ele ganharia uma. Por sua vez, o cliente aceitou e disse que iria começar a comprar e deixar lá com o nome dele. Os outros clientes viram e começaram a aderir, surgindo o Clube do Whisky.

Na época, a maioria dos estabelecimentos tinha o serviço, porém, como grande parte deles fecharam, a Casa Urich, é um dos poucos lugares onde o Clube continua em funcionamento.

História da Casa Urich

Histórica, a Casa Urich abriu as portas em 1913, fundada pelo alemão Edmund Urich. De lá para cá, o restaurante, que contabiliza 108 anos de existência, cativou incontáveis clientes com seus pratos e petiscos alemães.

A Casa Urich fica na rua São José, 50, no Centro do Rio e funciona de segunda a sexta de 12h às 21h.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui