Onde castrar gatos e cães de graça no Rio de Janeiro?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeitura do Rio faz cirurgias de castração de cães e gatos gratuitas. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio
Prefeitura do Rio faz cirurgias de castração de cães e gatos gratuitas. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

No Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio realiza a castração gratuita de cães e gatos em 2 unidades da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses:

  • Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte;
  • Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, Zona Oeste.

São 2.200 vagas disponíveis para a castração gratuita, sendo 1.000 em Santa Cruz e 1.200 em São Cristóvão. Mas para serem operados os animais precisam ter no mínimo 5 meses, e saudáveis, sem sinal ou sintoma de doença. E também é necessário para cães o hemograma completo e a pesquisa de hematozoários, que devem ser feitos até 30 dias antes da cirurgia e apresentados na data da castração. Para gatos e gatas, esses exames são opcionais e levados também no dia da esterilização. E só são agendados animais até 15 quilos, para o animal acima desse peso, há agenda exclusiva no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.

Não há agendamentos para as cirurgias, seno necessário ir ao local e pegar uma das 90 senhas distribuídas de segunda a sexta-feira, a partir das 8h e por ordem de chegada. A Vigilância trabalha para que, até o fim do ano, a marcação seja feita pelo portal Carioca Digital. E não precisa levar o animal para agendar, só no dia da cirurgia.

Entretanto, é preciso apresentar o CPF, que dá direito à castração de até três animais por mês, dependendo da disponibilidade de vagas. É preciso também levar comprovante de residência, como contas de luz, água ou telefone, em nome do responsável pelo animal, pais ou cônjuge, expedidas no prazo máximo de 90 dias.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Onde castrar gatos e cães de graça no Rio de Janeiro?
Advertisement

23 COMENTÁRIOS

  1. Olá bom dia, tem três gatinhos o mais velho e dois da mesma idade,o mais velho já teve o primeiro cio ele foi para rua e apanhou, não quero que isso aconteça com os gatinhos novamente,e não estou com condições de pagar por conta da pandemia, alguém poderia me ajudar dando informações de onde castra grátis…. obrigada .

  2. Ola bom dia tenho duas gatas que me adotaram a cozinha foi embora e deixou elas pra trás.eu conheço.a 8 anos que moro aqui e elas eram pequeninas já tiveram bastante cria não sei quantos anos elas tem e não sei quanto pesam.mas pra eu fica com elas gostaria de castra las .elas são muito boazinhas.por favor me oriente como devo fazer.

    • OLA NO INTUITO DE AJUDAR ESTOU RESPONDENDO SUA MENSAGEM, O CUSTO É GRÁTIS CONFORME CONSTA NO ENUNCIADO ACIMA, TEM QUE AGENDAR EM MANGUEIRA OU SANTA CRUZ (LARGO DO BODEGÃO, TODO MUNDO CONHECE ESSES LOCAIS.

  3. Gostaria de saber o endereço da clínica de castração de Santa Cruz.
    Meu cachorro está cada vez mais territorialista, briga o tempo todo com o outro macho,tô ficando doida, preciso castra-lo o mais rápido possível, preciso de ajuda!

  4. Gostaria de ter informações se as castrações estão sendo agendadas durante a pandemia.
    Tem algum telefone que atendam para informações?

  5. Boa noite! Gostaria de castrar uma fêmea buldogue, quê já teve p primeiro cio. Qual o endereço de São Cristóvão ou telefone para quê eu faça contato.

  6. Olá bom dia. Tenho três animais para castrar. Duas gata que peguei da rua e uma filhote de cachorro que peguei a poucos dias. Gostaria de saber se está atendendo e quando posso ir. O o endereço de são Cristóvão. Desde já muito obrigado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui