Prefeitura do Rio faz cirurgias de castração de cães e gatos gratuitas. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio
Prefeitura do Rio faz cirurgias de castração de cães e gatos gratuitas. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

No Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio realiza a castração gratuita de cães e gatos em 2 unidades da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses:

  • Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte;
  • Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, Zona Oeste.

São 2.200 vagas disponíveis para a castração gratuita, sendo 1.000 em Santa Cruz e 1.200 em São Cristóvão. Mas para serem operados os animais precisam ter no mínimo 5 meses, e saudáveis, sem sinal ou sintoma de doença. E também é necessário para cães o hemograma completo e a pesquisa de hematozoários, que devem ser feitos até 30 dias antes da cirurgia e apresentados na data da castração. Para gatos e gatas, esses exames são opcionais e levados também no dia da esterilização. E só são agendados animais até 15 quilos, para o animal acima desse peso, há agenda exclusiva no Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.

Não há agendamentos para as cirurgias, seno necessário ir ao local e pegar uma das 90 senhas distribuídas de segunda a sexta-feira, a partir das 8h e por ordem de chegada. A Vigilância trabalha para que, até o fim do ano, a marcação seja feita pelo portal Carioca Digital. E não precisa levar o animal para agendar, só no dia da cirurgia.

Entretanto, é preciso apresentar o CPF, que dá direito à castração de até três animais por mês, dependendo da disponibilidade de vagas. É preciso também levar comprovante de residência, como contas de luz, água ou telefone, em nome do responsável pelo animal, pais ou cônjuge, expedidas no prazo máximo de 90 dias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui