Onde encontrar comida kasher no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Doce da Chaidley

Hoje, 13/9/15, é Rosh Hashanah, o Ano Novo Judeu. A celebração começa com o pôr do sol e vai até o dia 15 de setembro, assim dando o início ao ano de 5776. Ou seja, a todos nossos leitores judeus, um shana tovah u’metukah.

Nesse dia especial o Diário do Rio traz a dica de ** locais que você pode encontrar comida Kasher, são aquelas alimentos que foram preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (kashrut), de origem bíblica. Por exemplo, carnes de animais terrestres apenas ruminantes com casco totalmente fendido, como boi e carneiro. O porco, embora tenha o casco fendido, não é ruminante, portanto, não é kasher. Aves, apenas as do tipo doméstico, não as selvagem ou de rapina. Peixe apenas os de barbatana e escama, como o salmão. Peixes de couro, como o cação e o pintado não são kasher, nem frutos do mar, camarão, lagosta, ou répteis.

Mas não é só isso, mamíferos e aves precisam ser abatidos de acordo com os preceitos judaicos, sem que o abate cause sofrimento. Os animais ainda devem ser verificados quanto a doenças e imperfeições internas. As carnes também passam por um processo no qual são salgadas e ficam de “molho” até que todo o seu sangue seja removido. A proibição de comer sangue estende-se também aos ovos, que devem ser cuidadosamente verificados antes do consumo, para verificar a ausência de manchas de sangue na clara ou gema.

Advertisement

Ou seja, não é nada fácil servir comida kasher em uma cidade como o Rio de Janeiro. Alguns são especialistas na culinária judaica e outros servem tanto pratos kasher, quanto os sem seguir preceitos religiosos. Vamos a alguns:

Mehadrin

Meio mercearia, meio açougue, vende apenas produtos kosher.

Endereço: R. Paula Freitas 31 A, Copacabana
Tel: (21) 2255-9415
Site: http://www.mehadrin.com.br/

Shelanu Bistrô

Também em Copacabana o Shelanu Bistrô funciona apenas para almoço, exceto nas quintas que também abre para o jantar. Não funciona nos fins de semana.

Endereço: R. Barata Ribeiro, 489
Tel: 3042-1484
Fanpage: https://www.facebook.com/ShelanuKosher

Kosher Shop

Como o Mehadrim é açougue e mercearia e em Copacabana, que ao que parece é onde tem mais locais especializados no público judeu.

Endereço:  R. Barata Ribeiro, 707 Loja E
Tel: (21) 2294-2812

Deleite Pizza e Pasta

Afinal só porque se quer alimentar apenas com alimento kasher não significa que você possa ficar sem uma pizza. A Deleite pizza, por exemplo, usa  leite Chalavi Kasher.

Não abre às sextas. Funciona de Dom a Qui das 18h as 22h e Sab das 20h as 23h

Endereço: R. Anita Garibaldi, 83 – Copacabana
Tel: (21) 3507-1973
Fanpage: https://www.facebook.com/Deleite-Pizza-e-Pasta-114976385224675

ChaiDelly

Meio delicatesse, meio restaurante. Recomendam o sanduíche de pastrami.

Endereço: Loja B – R. Bolívar, 45 – Copacabana
Telefone: (21) 3208-3661
Fanpage: https://www.facebook.com/Chaidelly-Kosher-in-Copa-158124460904237

The Bakers

Não vende apenas itens kasher mas há bastante produtos com o selo nesta que é uma das melhores padarias do Rio de Janeiro.

Endereço: R. Santa Clara, 86 – Copacabana
Telefone: (21) 3209-1212
Site: http://www.thebakers.com.br/

Gutessen

Ao contrário dos anteriores o Gutessen é no Humaitá e além de restaurante ele também vende os produtos para serem feitos em casa.

Endereço: R. Visconde de Caravelas,148 – Humaitá
Tel: (21) 2294-2053
Site: http://www.gutessen.com.br/

Fonte: Rio4Fun

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Onde encontrar comida kasher no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui