ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidos

Alunas de formação em audiovisual trocam aprendizados com estudantes da Middlebury College

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Marques.

O Cinema Nosso iniciou uma parceria inédita com o Middlebury College Center for Community Engagement (CCE), universidade sediada no estado de Vermont, nos Estados Unidos, com o propósito de reunir alunas das formações de audiovisual, games e roteiro para séries da organização, com estudantes do Portuguese Language School da universidade. O programa de intercâmbio cultural, intitulado “Conversas com Cinema Nosso”, pretende trazer visibilidade às estudantes participantes e oportunidades de comunicação entre jovens brasileiras e americanas para a troca de experiências e entendimento através de diferentes culturas e aprendizados. Durante as sextas-feiras de julho, as alunas se reunirão virtualmente para uma conversa intermediada por uma estagiária do CCE e por Gabriela Gonçalves, coordenadora do programa de formação para jovens negras do Cinema Nosso, com dinâmicas de integração para facilitar a troca de experiências entre as participantes.

Moradora de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Laíz Muniz é estudante da formação de Roteiro para Séries do Cinema Nosso e pôde participar do primeiro encontro ocorrido no dia 16/07. “O Cinema Nosso é um espaço que nos proporciona diversas oportunidades e uma delas foi a parceria com a Universidade Middlebury. Sem dúvidas, foi uma das melhores experiências da minha vida. Sempre tive o sonho de fazer intercâmbio e pude realizar sem sair de casa. Foi um evento lindo, compartilhamos experiências com as alunas americanas e entendemos mais sobre sua cultura e vivência”, destaca a estudante.

O Middlebury College Center for Community Engagement (CCE) prepara estudantes para vidas cheias de significado e impacto através do trabalho acadêmico e cidadania. Os programas do CCE estimulam o fortalecimento das comunidades e contribuem para o bem público. Já as alunas das formações para jovens negras fazem parte do projeto “Empoderamento e Tecnologia – Jovens Negras no Audiovisual”, patrocinado via Lei de Incentivo pela ONS, Radix, Amil e TechnipFMC, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, parceria da Lingopass e parceria da Middlebury Language School.

Sobre o Cinema Nosso

Advertisement

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema – a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece projetos para infância e juventude. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, a instituição tem metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o respeito às trajetórias e vivências do seu público alvo.

Para saber mais sobre o Cinema Nosso e os cursos de formação para jovens negras, acesse este link, siga no Instagram e Facebook.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONG carioca Cinema Nosso promove intercâmbio cultural com universidade dos Estados Unidos
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui