ONG paulista chega ao Rio com 3 mil vagas para jovens de baixa renda

Ação é do Instituto PROA, focado em oportunidades a jovens de baixa renda; inscrições acontecem até 02/07

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Divulgação

Recém chegado ao Rio de Janeiro, o Instituto PROA, organização não governamental (ONG) oriunda de São Paulo que cria oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, está disponibilizando a pessoas com idade entre 17 e 22 anos que concluíram o ensino médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego, a oportunidade de se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho e se conectarem com vagas.

Com inscrições abertas até o dia 02/07 e totalmente gratuito, a plataforma on-line oferece 100 horas de aula com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo. Para formatar o curso, que começa em 05/07 no site oficial do PROA, profissionais do instituto entrevistaram mais de 70 empresas com o objetivo de entender as reais demandas do mercado de trabalho, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira.

”Nossa meta é contribuir para que os jovens tenham oportunidades de trabalho e estejam preparados para iniciarem a carreira profissional”, diz Alini Dal’Magro, CEO do PROA.

De acordo com dados recentes divulgados pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos ficou em 31,4% no terceiro trimestre de 2020, representando o maior índice já registrado.

Advertisement

”A falta de experiência e oportunidades de estudo, aliado ao cenário da pandemia faz com que os jovens sofram mais com o desemprego. Por isso, todo esforço e dedicação para ajudar esse jovem é válido. Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer”, complementa Alini.

A plataforma PROA prepara jovens para o mercado de trabalho dentro dos seguintes temas: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas) e Trilha Técnica (50 horas/opcional).

Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos a participar de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos receberão certificado de conclusão emitido pelo instituto e terão acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

”O curso está agregando muito na minha vida. Estou descobrindo muitas coisas sobre mim, e isso está me ajudando a descobrir o meu caminho. Agora tenho mais certeza da carreira que quero seguir, começando por um curso na faculdade. Me sinto mais segura para o mercado de trabalho, graças ao PROA. Todos os encontros e atividades têm me amadurecido muito, e acredito que todos deveriam ter uma oportunidade assim”, diz Letícia Vitória Salgado da Silva, de 18 anos.

A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais (Sedeeri) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONG paulista chega ao Rio com 3 mil vagas para jovens de baixa renda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui