O ônibus elétrico do projeto “Verão verde” se despede de Madureira neste fim de semana, com apresentação do Bailinho da Crespinhos, do coletivo Crespinhos S.A., neste sábado (29/01). O grupo se apresenta uma hora antes e durante a sessão de 11h30 do tour promovido pelas secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte.
Criado em 2015, o Bailinho da Crespinhos participou de festivais importantes, como o Latinidades em Brasília, além da Feira Preta, a maior da América Latina.
O ônibus de baixa emissão parte do Parque Madureira às 10h, 11h30 e 15h, deste sábado e domingo. Para garantir os ingressos de forma gratuita, acesse o site.
“O ônibus elétrico e cultural de Madureira ofertou à população um novo modo de andar e olhar a cidade. Um modo que mostra a beleza da identidade cultural do subúrbio e do carioca. E faz isso com cuidados de segurança e dedicação para entregar uma boa experiência cultural para os cariocas num momento tão difícil da pandemia. Esse é o papel da cultura”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.
O circuito começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira). São 10km durante 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.
A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.
“Começa pelas ruínas da casa de Paulo da Portela e chega à praça que também leva o nome dele, onde exaltamos traços da herança da história e cultura afro-brasileira. A confirmação de que é possível ter um turismo no subúrbio carioca de forma responsável e sustentável, a cada passeio mostramos a importância cultural e histórica dos bairros da Grande Madureira”, explica Karolynne.
A primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural, o Rio aproveita para lançar o “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade. O programa vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.