Os ônibus e demais transportes públicos do Rio de Janeiro poderão ser obrigados a aceitar pagamentos de passagens com cartões de débito e crédito por aproximação nos validadores eletrônicos. A medida está prevista no PL 4811/2025, que está em análise na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A proposta assegura que os passageiros que optarem pelo pagamento com cartão bancário continuarão a ter direito aos benefícios do bilhete único, sem prejuízo para aqueles que já estão cadastrados no sistema.
“Não é mais aceitável que um turista, por exemplo, que não conhece o nosso sistema de bilhetagem eletrônica, tenha que comprar vários tipos de cartões para pagar suas passagens. Além disso, nas ruas, os passageiros ficam expostos ao risco ao abrir bolsas e carteiras para comprar cartões. Muitas vezes, há créditos que não podem ser utilizados e ficam retidos nos cartões de bilhetagem”, argumenta o deputado Dionísio Lins (PP), autor da proposta.
O parlamentar ressalta que o pagamento com cartões bancários já é uma realidade em outros estados, enquanto no Rio de Janeiro essa opção está disponível apenas em algumas modalidades de transporte. Isso obriga os usuários a adquirirem cartões específicos, baixarem aplicativos ou realizarem recargas.
“Numa era avançada e repleta de facilidades, este projeto certamente vai ao encontro dos anseios da sociedade”, completa Dionísio Lins.
Está na hora de grandes mudanças.