ONS afirma que apagão que atingiu 13 cidades do RJ não tem relação com crise hídrica

Segundo o ONS, “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”, que fica localizada em Rio das Ostras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Subestação de Rocha Leão de Furnas, em Rio das Ostras | Foto: Reprodução/Google StreetView

Neste domingo (19/09), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que afetou parte da Região Sudeste na noite deste sábado (18/09) não teve relação com a crise hídrica do país. As informações são do portal de notícias “G1”.

O apagão foi relatado em Iguaba, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Macaé, Saquarema e Teresópolis, além de alguns municípios de São Paulo e Minas Gerais, que chegaram a ficar cerca de uma hora sem luz.

Segundo o ONS, às 21h21 de sábado “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”, que fica em Rio das Ostras. O local pertence a Furnas, que já tinha admitido a falha.

As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

Advertisement

O ONS afirmou que entrou em ação a “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”, afetando cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento estava normalizado. O ONS informou ainda que avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONS afirma que apagão que atingiu 13 cidades do RJ não tem relação com crise hídrica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui