Subestação de Rocha Leão de Furnas, em Rio das Ostras | Foto: Reprodução/Google StreetView

Neste domingo (19/09), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que afetou parte da Região Sudeste na noite deste sábado (18/09) não teve relação com a crise hídrica do país. As informações são do portal de notícias “G1”.

O apagão foi relatado em Iguaba, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Macaé, Saquarema e Teresópolis, além de alguns municípios de São Paulo e Minas Gerais, que chegaram a ficar cerca de uma hora sem luz.

Segundo o ONS, às 21h21 de sábado “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”, que fica em Rio das Ostras. O local pertence a Furnas, que já tinha admitido a falha.

As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.

O ONS afirmou que entrou em ação a “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”, afetando cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento estava normalizado. O ONS informou ainda que avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui