ONU certifica Rio como ‘cidade amiga das árvores’

''Este prêmio internacional reconhece o compromisso do Rio em desenvolver suas florestas urbanas tendo em vista a restauração do bioma Mata Atlântica'', destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de trecho da Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio - Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro

A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA) certificaram o Rio de Janeiro como uma ”cidade amiga das árvores” (”Tree Cities of The World”, em inglês).

A iniciativa reconhece, em todo o mundo, as cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável. Vale ressaltar que, além do Rio, outros 137 locais, em 21 países, já foram certificados. Com o título, a capital fluminense terá acesso a suporte de programas de silvicultura urbana sustentável.

”Este prêmio internacional reconhece o compromisso do Rio em desenvolver suas florestas urbanas tendo em vista a restauração do bioma Mata Atlântica. Nas ruas, o trabalho integrado entre Meio Ambiente e Fundação Parques e Jardins tem foco e avança mês a mês. Nas zonas Norte e Oeste, expandimos a produção local de mudas: mais eficiência logística para acelerarmos os plantios em escala”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Padilha.

WhatsApp Image 2022 04 12 at 15.43.17 ONU certifica Rio como 'cidade amiga das árvores'
Certificado da ONU e da Fundação Arbor Day sobre o Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Em fevereiro de 2021, a Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente da cidade, anunciou a implementação do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU-Rio), elaborado por equipe multidisciplinar e com a participação dos cariocas por meio de oficinas e consulta pública.

Advertisement

”O PDAU nos faz pensar e planejar a cidade a partir da desigualdade no acesso aos recursos naturais. Quanto mais pobre uma localidade, menos arborizada ela é e mais vulnerável aos eventos extremos provocados pela crise climática. Por isso, atuamos no caminho de democratizar o acesso aos recursos ecológicos. Enxergamos o papel da arborização urbana também como um elemento redutor das desigualdades sociais”, acrescenta o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale.

Para ganharem o selo ”Tree Cities”, as cidades devem se inscrever e atender a alguns critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ONU certifica Rio como 'cidade amiga das árvores'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui