O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) montou um grande esquema de segurança para o Carnaval 2025, garantindo proteção nas ruas, praias e áreas de mata. Com cerca de 10 mil bombeiros mobilizados em todo o estado, a operação contou com dois mil militares em guarnições de pronta resposta, preparados para atender emergências com rapidez.
Nas praias, o reforço foi expressivo, com 2.100 guarda-vidas atuando na prevenção de incidentes e resgates. Durante os dias de folia, foram realizados quase 700 salvamentos marítimos e mais de 300 crianças foram encontradas e devolvidas às famílias, reforçando a importância do trabalho preventivo.
Na Marquês de Sapucaí, um Plano Tático Operacional foi adotado, com cerca de 500 bombeiros distribuídos em quatro frentes ao longo da Passarela do Samba. Além de equipes de intervenção rápida e especialistas em salvamento em altura, mais de 10 viaturas deram suporte às operações, incluindo ambulâncias, viaturas de resposta rápida, de combate a incêndio e de salvamento. No sábado de Carnaval, os militares resgataram 11 pessoas presas em um elevador no setor 4, após o equipamento parar devido ao excesso de peso.
O combate a incêndios florestais também foi um desafio neste Carnaval. Com as altas temperaturas, os bombeiros atenderam mais de 1.400 incêndios florestais apenas durante o período festivo, representando uma parte significativa dos mais de 5 mil focos registrados em 2025. O trabalho incluiu o uso de aeronaves, drones e viaturas especializadas, além de equipes treinadas para conter o avanço das chamas.
A população pode contribuir na prevenção de incêndios florestais, evitando fogueiras, queimadas irregulares e o descarte inadequado de cigarros. Além disso, soltar balões é crime, e o uso de fogos de artifício próximo a áreas de mata pode causar grandes tragédias.
“A Operação Carnaval do Corpo de Bombeiros RJ foi planejada para garantir a segurança dos foliões em todo o estado, desde os desfiles na Sapucaí até as praias e áreas de mata. Contamos com um efetivo reforçado e estratégias bem definidas para prevenir e atender ocorrências com rapidez e eficiência. Nosso compromisso é proteger vidas e seguimos sempre prontos para agir”, afirmou o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.