A Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, interditou nesta terça-feira (18) o centésimo ferro-velho desde sua criação, em agosto de 2023. O estabelecimento, localizado em Barra do Piraí, na Região do Médio Paraíba, funcionava em um antigo motel desativado às margens da Rodovia Lúcio Meira (BR-393) e ocupava uma área de 11 mil metros quadrados.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram um carro furtado e três veículos com restrição judicial, além de identificarem crime ambiental. O proprietário do ferro-velho foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para prestar esclarecimentos. Todo o material apreendido será recolhido e encaminhado a empresas de reciclagem cadastradas no Detran.RJ.
Segundo as autoridades, este é o maior ferro-velho interditado pela operação até o momento.
Resultados da Operação Desmonte
Desde seu início, a Operação Desmonte já realizou 45 ações, resultando na recuperação de:
- 170 motores roubados
- 12 veículos furtados ou roubados
- 1,5 tonelada de sucata apreendida
Coordenada pelo Detran.RJ, a força-tarefa fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas e peças de veículos para coibir a venda de itens de procedência ilícita. A operação conta com equipes das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Fazenda e do Corpo de Bombeiros.
Crime ambiental e irregularidades
Além das irregularidades na venda de peças, os agentes identificaram um grave crime ambiental no local.
Nos fundos do terreno, peças e carcaças de veículos estavam jogadas a céu aberto, despejando óleo de motor e produtos químicos no solo. Tambores com substâncias não identificadas também foram encontrados, agravando os danos ambientais.
Segundo Luiz Alberto Moreira Coelho, diretor-geral de Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, o local já vinha sendo monitorado há três meses.
“Esse ferro-velho foi interditado porque não está funcionando de acordo com a legislação. Vamos recolher o material e enviar para empresas de reciclagem. As ações vão continuar. Nosso setor de monitoramento está levantando estabelecimentos em todo o estado. Nossa função é orientar os proprietários para que se cadastrem junto ao Detran e trabalhem dentro da lei”, afirmou.