Operação Detran Seguro aumenta fiscalização

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Simonini

A Operação Detran Seguro vai aumentar as fiscalizações nas ruas a partir desta segunda-feira, 13/01. Também reforçará as equipes com a presença do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM. 

O projeto faz parte da nossa programação de férias e Carnaval, quando aumenta significativamente o fluxo no entorno das praias e dos blocos. Queremos que todos se divirtam em segurança. E para isso, é imprescindível que os veículos estejam em boas condições, desde os ônibus aos automóveis particulares“, explicou Antonio Carlos dos Santos, presidente do Detran.

Serão 4 fiscalizações por dia, em pontos diferentes do Rio de Janeiro.

A presença do Batalhão de Polícia Rodoviária é importante porque são policiais especializados em trânsito e que também garantem a segurança da operação. Preservar a vida no trânsito é uma preocupação constante do governo do Estado e por isso vamos cada vez mais reforçar as ações do Detran Seguro“, acrescentou o presidente.

Advertisement

Lançada em abril de 2019, a operação verifica a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem uma notificação e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, as notificações são transformadas em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido. 

Em nove meses de atuação, os agentes do Detran.RJ fizeram 611 operações, aplicaram 17.032 autos de infração e abordaram 29.616 veículos. As infrações mais comuns foram mau estado de conservação do veículo (33,66%), veículo com licenciamento anual em atraso (29.36%), conduzir veículo sem CNH (7,15%), não portar os documentos obrigatórios (3,75%) e conduzir veículo com o lacre de identificação violado/falsificado (3,7%).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação Detran Seguro aumenta fiscalização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui