Operação flagra desrespeito aos idosos em trens da SuperVia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação SuperVia

Agentes da Guarda Municipal, percorreram nesta quarta-feira (07/08) os vagões dos trens da Supervia para fiscalizar se o decreto da prefeitura de 2019, que garante todos os assentos para pessoas idosas, gestantes, obesos, pessoas com crianças de colo e deficientes físicos, estava sendo cumprido.

A operação, que foi deflagrada pela Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos (Sesqv), contou apoio de agentes da SuperVia e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

O secretário da pasta, Felipe Michel, que embarcou na estação de Santa Cruz e foi até a Central do Brasil, conversou com os passageiros e distribuiu panfletos informativos.

De acordo com a Supervia, adesivos que esclarecem as novas regras ainda estão sendo confeccionados e dentro de quarenta dias estarão espalhados por todos os vagões. Porém, uma mensagem no auto falante é disparada a cada estação, informando que todos os assentos são preferenciais.

Advertisement

Há duas semanas, outra fiscalização, dessa vez no Metrô Rio, flagrou vários idosos em pé nos vagões. Através desta Operação, o secretário Felipe Michel, que participa de todas elas, pretende conscientizar as pessoas que ainda não respeitam os direitos dos idosos.

Temos uma população cada vez mais idosa e que não tem seus direitos assegurados. Nossa intenção não é multar, apesar da multa estar prevista no decreto, e sim conscientizar a população”, disse Felipe Michel.

A aposentada Rosa da Silva Fonte, que anda de trem frequentemente, reclamou que as pessoas fingem estar dormindo só para não ceder o lugar.

“Vou até Realengo em pé. Muitas vezes até criam caso, fazem cara feia. Esquecem que um dia vão chegar à minha idade”, desabafou dona Rosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação flagra desrespeito aos idosos em trens da SuperVia
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. É uma babaquice essa legislação “protetora”!
    Como se ser idoso fosse sinônimo de doença, aleijado ou fraqueza!!!
    Temos uma legislação que ainda prevê privilégios para quem é idoso ainda que disponha de condições financeiras favoráveis.
    Estou torcendo para que um meteoro devaste esse país!

    • Um dia você chega lá. Vai ficar idoso como qualquer ser humano fica.
      Vai ter dores nas pernas, ou na coluna, se tiver boa saúde… E se não tiver, pode ter parkinson, ou Ela .. doenças que atingem antes mesmo dos 65.
      Então, quando estiver se achando inatingível, seja porque é jovem, seja porque tem dinheiro para poder ir de carro, pense bem.
      A vida dá muitas voltas … E a roda da fortuna pode virar a direção.

  2. Antes, tínhamos assentos especificamente reservados a idosos, que podíamos brigar por eles, mas o Sr.Prefeito resolveu acabar com eles e generalizar; resultado, ninguém respeita e os idosos ficam em pé. Ô prefeito burro!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui