Operação Segurança Presente na Barra é ampliada

A partir de agora, os agentes passam a atuar também na Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Diariamente o efetivo conta com 99 agentes

Foto: Rafael Campos

O governador Cláudio Castro (PL) participou nesta terça-feira (15/02), ao lado do secretário de Governo Rodrigo Bacellar, da ampliação da Operação Segurança Presente, na Barra da Tijuca. A partir de agora, os agentes passam a atuar também na Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Diariamente o efetivo conta com 99 agentes (policiais militares, agentes civis e assistentes sociais). Para a expansão do programa, foram disponibilizados mais 14 PMs, quatro motos, uma viatura e três bicicletas.

 O patrulhamento já era realizado nas principais vias do bairro: Av. Ayrton Senna, Av. das Américas, Av. Lúcio Costa, Parque das Rosas e Jardim Oceânico. A Operação tem duas bases: uma na Praça do Ó e uma na Cidade das Artes.

Nós sabemos o quanto o programa Segurança Presente é sucesso no Rio de Janeiro, o quanto as manchas criminais têm reduzido. Essa expansão vai melhorar ainda mais a vida das pessoas dessa região que cresceu tanto e se desenvolveu – destacou o governador Cláudio Castro.

O comandante da Operação Segurança Presente na Barra da Tijuca, capitão Gerson Ribeiro Castelo, ressaltou a importância do programa para a região.

Governador Claudio Castro e Capitão Gerson Ribeiro Castelo – Foto: Rafael Campos

A Operação Segurança Presente aqui na Barra da Tijuca traz resultados muito bons para a população e quero destacar o lado social da ação. Nós conseguimos tirar as pessoas das ruas, encontrar seus familiares, conduzir para o trazendo da dependência química e estabelecer uma relação de confiança. São dois anos de muito trabalho aqui na Barra e agora com essa expansão, com certeza vamos atender ainda mais os moradores, comerciantes e turistas – disse. 

O Segurança Presente chegou à Barra da Tijuca em novembro de 2020. Desde então, 1.595 suspeitos foram conduzidos à delegacia e 248 foragidos da justiça foram presos com mandado de prisão em aberto. O serviço social realizou 3.892 atendimentos e auxiliou 14 pessoas desaparecidas a reencontrarem suas famílias.

Em dezembro de 2021, mês com grande movimentação por conta das festas de final de ano, não houve nenhum registro de roubo a estabelecimento comercial no horário e área de atuação da Operação, em comparação ao mesmo período de 2020. A ação também reduziu no mês de dezembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior, 67% no roubo a estabelecimento comercial, 50% no roubo de celular e 28% no roubo a pedestre.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui