A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da 23ª DP (Méier), prendeu nesta terça-feira (18) um homem suspeito de furtar quase 30 veículos nos últimos meses. O criminoso, natural de São Paulo, já possuía nove prisões anteriores pelo mesmo tipo de crime naquele estado.
A identificação do suspeito foi possível graças a câmeras de segurança e monitoramento da equipe de inteligência da delegacia, que passou a realizar rondas nas áreas onde ele costumava agir. Ele foi detido no momento em que se preparava para furtar um automóvel.
Ao perceber a aproximação da viatura, tentou fugir, mas foi alcançado e preso. Com ele, os agentes encontraram ferramentas utilizadas para abrir veículos e um módulo eletrônico usado para dar partida nos carros. As investigações indicam que os veículos furtados eram levados para comunidades controladas pelo tráfico.
Operação Torniquete já prendeu mais de 390 suspeitos
A ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, que visa reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e veículos. Esses crimes são fontes de financiamento para facções criminosas, alimentando disputas territoriais e garantindo pagamentos a familiares de criminosos, estejam eles presos ou em liberdade.
Desde setembro, a operação já resultou em mais de 390 prisões, além da recuperação de diversos veículos e cargas roubadas.