Operações do DETRAN Seguro usam câmera de reconhecimento óptico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Olha aí a tecnologia sendo usada para saber se você anda ou não pagando seu IPVA. A Operação Detran Seguro, iniciada há um mês, com o apoio de câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres das placas, fazendo com que seja possível selecionar previamente os veículos que serão abordados. A tecnologia tem contribuído para garantir mais agilidade ao trabalho de fiscalização que substituiu a vistoria anual veicular, além de minimizar os efeitos das blitzes no trânsito.



Um carro equipado com a câmera identifica pela placa se o veículo ou proprietário tem alguma pendencia com o Departamento de Trânsito. O agente é alertado por meio do uso de smartphones.

– Os agentes dão prioridade aos veículos que apresentam irregularidades captadas pelas câmeras inteligentes, que fazem uma checagem automática na base de dados do Detran. Se o veículo é roubado, se o veículo está com licenciamento atrasado, entre outras irregularidades, o sistema alerta a equipe da operação. O informe aparece com uma coloração diferente no aparelho de celular – explicou o Analista de Gestão de Planejamento da Coordenadoria de Fiscalização do Detran-RJ, Marcus Moreira.

Advertisement



 

No primeiro mês de operação Detran Seguro mais de 23 mil veículos foram vitoriados e 947 autos de infração aplicados (569 na Região Metropolitana e 378 nas outras regiões do Estado). Nas 46 operações realizadas (30 na Região Metropolitana e 16 nos demais municípios) apenas 330 veículos, que não se encontravam em condições de circular, foram removidos. Os demais foram liberados após o condutor solucionar o problema no local ou tiveram o CRLV retido para ser devolvido no posto do Detran após a solução do problema apontado. A maioria das multas aplicadas foi por falta de licenciamento dos veículos (256) e má conservação (116). A Operação Detran Seguro visitou 17 municípios, além do Rio. Na capital, a operação foi realizada em 11 bairros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operações do DETRAN Seguro usam câmera de reconhecimento óptico
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Essa medida de não haver mais a vistoria nos postos do Detran só trouxe mais transtornos para a população, semana passada transitando pela Praia do Flamengo em direção a Botafogo, observei um congestionamento MONSTRUOSO causado por uma dessas blitz do Detran que nada mais é do que aquilo que fazíamos nos Postos do Detran sob agendamento, sem causar esse absurdo de CONGESTIONAMENTO.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui