Operadoras de patinetes manifestaram surpresa com projeto da Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As empresas operadoras de patinetes manifestam surpresa e apreensão com o projeto recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A proposta de lei tramitou em tempo recorde, sem a devida e necessária consulta à sociedade civil.

Sobre o mérito, os projetos trazem restrições nunca antes vistas em outras cidades do mundo, dificultando a inserção de um modal acessível, não poluente e popular no Estado do Rio de Janeiro. Ainda que com boas intenções, em verdade o projeto termina por afastar novos usuários de micromobilidade e investimentos no país.

Acreditamos que a boa regulamentação deve promover a segurança do usuário, através da educação, aumento de ciclovias e redução da velocidade dos carros nas vias compartilhadas.

Advertisement

Continuamos à disposição de todas as autoridades competentes para debater a boa regulamentação do aluguel de patinetes elétricos, sempre em linha com as melhores práticas internacionais, que contribuem para a segurança dos usuários e redução do trânsito e da poluição nas cidades”, informa a nota.

Nesta quinta-feira, 13/06, foi aprovado com 24 votos favoráveis, 14 contrários e cinco abstenções, um projeto de autoria de Alexandre Knoploch (PSL) e Gustavo Schmidt (PSL), fala em exigir uma permissão do Detran para conduzir esses modais (portadores de carteira de habilitação são automaticamente considerados aptos), e que as empresas cobrem uma caução de 500 Ufir – aproximadamente R$ 1.700 em valores atuais – de quem não tiver um seguro individual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operadoras de patinetes manifestaram surpresa com projeto da Alerj
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui