Origem da expressão ‘almofadinha’ está ligada à história do Rio de Janeiro, de Petrópolis e do Carnaval

Entre o final da Primeira Guerra e o início da década de 1930, surgiram os tais almofadinhas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Charge de J. Carlos mostra um almofadinha e uma melindrosa

Você conhece a expressão “almofadinha“? Não estou falando de uma almofada pequena. A palavra é usada pejorativamente direcionada a homens que se vestem com muito requinte. Essa história vem de longe e está ligada ao passado do Rio de Janeiro, de Petrópolis e de velhos carnavais.

Entre o final da Primeira Guerra e o início da década de 1930, surgiram os tais almofadinhas. O termo nasceu quando um grupo de rapazes da alta sociedade carioca, que passava o tempo jogando tênis e dançando tangos argentinos, resolveu fazer um concurso em Petrópolis.

“Anunciado na coluna social do jornal A Notícia e assinado com o pseudônimo de Marquês de Diniz, o concurso consistia em pintar e bordar almofadas de seda. Os rapazes que pintavam e bordavam (mais tarde conhecidos como ‘enxutos’) ficaram sendo chamados de almofadinhas“, escreveu o pesquisador e escritor Hiram Araújo no livro Carnaval.

Nos carnavais seguintes ao concurso, o termo se estendeu a todos que enchiam seus cabelos com brilhantina e cultuavam um certo exagero nos trajes. As moças que acompanhavam esses rapazes ficaram conhecidas como melindrosas.

As melindrosas e os almofadinhas passaram a ser figuras obrigatórias das caricaturas de J. Carlos, Nemésio Dutra, entre outros, nas revistas Fon-Fon, Para Todos e Careta, as mais populares da época.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Origem da expressão 'almofadinha' está ligada à história do Rio de Janeiro, de Petrópolis e do Carnaval

2 COMENTÁRIOS

  1. E eu achando que tinha a ver com pessoas endinheiradas que não sentavam em bancos e cadeiras por aí sem ser com sua almofadinha confortável… vivendo e aprendendo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui