Orla do RJ vê crescer poluição em relação ao acúmulo de máscaras descartáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Máscara descartável jogada na areia da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio - Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

O momento de pandemia pelo qual estamos passando traz ”novidades” não apenas no aspecto de medidas de segurança que devemos tomar para evitar a disseminação do Coronavírus, como a higienização constantes das mãos e o distanciamento social, mas também em relação à poluição. Nas águas do Rio de Janeiro, por exemplo, saem de cena os saquinhos plásticos e entram as máscaras descartáveis. Nas últimas terça (28/07) e quinta-feira (30/07), isso foi visto de perto pelo fotógrafo Ricardo Gomes, formado em Biologia Marinha pela UFRJ e diretor do Instituto Mar Urbano. Ele percorreu algumas praias cariocas – como Ipanema, onde registrou o utensílio de proteção boiando no mar – e a Baía de Guanabara.

”Desde que liberaram, em julho, atividades nas praias, tenho visto essas máscaras no mar. Vale lembrar que enxergamos na superfície apenas 15% do lixo oceânico. Se encontramos algo boiando, é só a ponta de um iceberg”, diz o fotógrafo.

A Enseada de Botafogo – vista com águas cristalinas no dia 18/05, vale dizer – também tem sido ”alvo” das máscaras descartáveis, assim como o Arpoador e a ”Praia do Plástico”, no Fundão. A orla da Ilha do Governador, inclusive, é onde mais costuma haver acúmulo do utensílio.

xmascara coronavirus covid.jpg.pagespeed.ic .KYParPCcEF Orla do RJ vê crescer poluição em relação ao acúmulo de máscaras descartáveis
Máscara descartável boiando no mar do Rio de Janeiro – Foto: Agência O Globo

”Em 30 anos, o plástico virou o item mais visto nos mergulhos marítimos, mas agora é como se, de uma vez só, tivesse surgido uma ‘espécie nova’ de lixo no ambiente aquático. Tartarugas e peixes já devem estar comendo as máscaras porque elas lembram muito uma água-viva”, complementa Ricardo Gomes.

Advertisement

Fundador do Movimento Baía Viva, o ambientalista Sérgio Ricardo Verde, por sua vez, diz que, embora as informações ambientais no Rio de Janeiro sejam uma ”caixa-preta”, sabe-se que, até os Jogos Olímpicos de 2016, a quantidade de lixo flutuante nas águas da cidade era estimada em cerca de 90 toneladas. No dia 30/03, ainda no início da pandemia no Brasil, a ONG formalizou uma denúncia a promotores federais e estaduais acerca do risco de infecção nas estações de esgoto, e solicitou um plano de contingência.

”A responsabilidade de tirar esse novo lixo do ambiente é da indústria, que tem de financiar um coleta seletiva, o que não acontece”, explica Sérgio Ricardo.

O DIÁRIO DO RIO tentou contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para falar sobre o acúmulo de máscaras na orla, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orla do RJ vê crescer poluição em relação ao acúmulo de máscaras descartáveis
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui