Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país no Qualistage

Nesta sexta-feira, a orquestra apresenta um espetáculo imersivo em que os sons dos instrumentos ganham vida em tempo real em um universo digital paralelo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Renato Mangolin

Nesta sexta-feira (01/07), o “Concerto Imersivo”, projeto original da Orquestra Petrobras Sinfônica, será apresentado às 21h30, no palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, sob a regência do maestro Felipe Prazeres – presente também em avatar. O concerto terá streaming 360º ao vivo e transmissão online no YouTube, assim tanto o público de casa como da plateia poderá ampliar ainda mais as interações sensoriais.

Pela primeira vez no Brasil, uma orquestra apresenta um espetáculo imersivo e totalmente disruptivo, em que os sons dos instrumentos ganham vida em tempo real em um universo digital paralelo, a partir de projeções em realidade aumentada, live performance de tilt brush com realidade virtual e videomapping.

Isso é muito a cara da Orquestra Petrobras Sinfônica. Gostamos muito do concerto dito tradicional, mas também gostamos de pensar fora dos padrões, da música que você ouve e vê. O concerto imersivo vem ao encontro da ideia de espetáculo, de um entretenimento mais amplo, mais imagético, quase palpável. Preparem-se, porque estamos trazendo algumas tecnologias bem surpreendentes”, adianta o violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A inovação tecnológica estará por toda parte, do início ao fim, com múltiplas intervenções assinadas pelo Studio XR. Para começar, a abertura do primeiro concerto imersivo do país acontecerá com o maestro Felipe Prazeres dando boas-vindas ao público na forma de um avatar, em uma animação de realidade aumentada, com efeitos de luz e projeção mapeada ao fundo.

Advertisement

A Orquestra Petrobras Sinfônica está sempre inovando e buscando novos públicos, com repertórios bastante ecléticos. Agora, queremos proporcionar algo ainda mais diferente, tendo sempre a música de concerto como protagonista. Queremos atrair esse público novo da música de concerto para cada vez mais desmistificar o que é uma orquestra sinfônica”, adianta o maestro Felipe Prazeres

Em seguida, para cada música haverá uma imersão diferente. Projeções durante todo o concerto vão intensificar a imersão e experiência do público. Execuções mais graves ou agudas vindas dos instrumentos da orquestra poderão ativar ou controlar as animações, e algumas serão produzidas até como jogos, com botões de ação.

Criaremos um storytelling visual para algumas músicas, e intervenções visuais para outras. O público que assistirá pelo streaming terá a sensação holográfica de que os elementos são reais e estão lá. Já a plateia presente poderá contar com a exibição desse conteúdo em telões“, explica Flavio Mayerhofer, da Studio XR. 

Outro destaque será a live performance da artista multimídia Vanessa Rosa, que usará óculos de realidade virtual e fará criações a partir dos controles que terá nas mãos. 

SERVIÇO
Concerto Imersivo – Orquestra Petrobras Sinfônica
Regente: Felipe Prazeres
Data: 1 de julho (sexta-feira), às 21h30 
Local: Qualistage
Endereço: Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Classificação etária: 18 anos – Menores apenas acompanhados dos responsáveis legais.
Ingressos: https://qualistage.com.br/evento/37/orquestra-petrobras-concerto-imersivo
Transmissão ao vivo pelo youtube.com/c/OPESinfonica 

Capacidade de público: 3500 sentados ou 9 em pé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país no Qualistage
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país no Qualistage
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui