Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país

Repertório vai de clássicos de Villa-Lobos ao pop de Michael Jackson, passando por Mundo Bita, o espetáculo estreia no Qualistage, em 1º de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Renato Mangolin

Pela primeira vez no Brasil, uma orquestra apresenta um espetáculo imersivo e totalmente disruptivo, em que os sons dos instrumentos ganham vida em tempo real em um universo digital paralelo, a partir de projeções em realidade aumentada, live performance de tilt brush com realidade virtual e videomapping.

Em “Concerto Imersivo”, projeto original da Orquestra Petrobras Sinfônica que será apresentado no dia 1º de julho (sexta-feira), às 21h30, no palco do Qualistage, na Barra da Tijuca, sob a regência do maestro Felipe Prazeres – presente também em avatar. O concerto terá streaming 360º ao vivo e transmissão online no YouTube, assim tanto o público de casa como da plateia poderá ampliar ainda mais as interações sensoriais. Com ingressos a partir de R$ 80.

Isso é muito a cara da Orquestra Petrobras Sinfônica. Gostamos muito do concerto dito tradicional, mas também gostamos de pensar fora dos padrões, da música que você ouve e vê. O concerto imersivo vem ao encontro da ideia de espetáculo, de um entretenimento mais amplo, mais imagético, quase palpável. Preparem-se, porque estamos trazendo algumas tecnologias bem surpreendentes”, adianta o violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A inovação tecnológica estará por toda parte, do início ao fim, com múltiplas intervenções assinadas pelo Studio XR. Para começar, a abertura do primeiro concerto imersivo do país acontecerá com o maestro Felipe Prazeres dando boas-vindas ao público na forma de um avatar, em uma animação de realidade aumentada, com efeitos de luz e projeção mapeada ao fundo. “A Orquestra Petrobras Sinfônica está sempre inovando e buscando novos públicos, com repertórios bastante ecléticos. Agora, queremos proporcionar algo ainda mais diferente, tendo sempre a música de concerto como protagonista. Queremos atrair esse público novo da música de concerto para cada vez mais desmistificar o que é uma orquestra sinfônica“, adianta o maestro Felipe Prazeres. 

Advertisement

Em seguida, para cada música haverá uma imersão diferente. Projeções durante todo o concerto vão intensificar a imersão e experiência do público. Execuções mais graves ou agudas vindas dos instrumentos da orquestra poderão ativar ou controlar as animações, e algumas serão produzidas até como jogos, com botões de ação. “Criaremos um storytelling visual para algumas músicas, e intervenções visuais para outras. O público que assistirá pelo streaming terá a sensação holográfica de que os elementos são reais e estão lá. Já a plateia presente poderá contar com a exibição desse conteúdo em telões“, explica Flavio Mayerhofer, da Studio XR. 

Outro destaque será a live performance da artista multimídia Vanessa Rosa, que usará óculos de realidade virtual e fará criações a partir dos controles que terá nas mãos. “A ideia é esculpir em 3D o que o público estiver ouvindo naquele momento. Irei desenhar personagens e cenários em tempo real. Vai ser um desafio muito lúdico e divertido. É novidade total“, diz Vanessa, que vem trabalhando com projetos que mesclam arte e experimentos tecnológicos na América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. 

Tecnologicamente falando, existe uma velocidade de projetos e propostas que está andando muito rápido no mundo em que vivemos. E como a orquestra tem essa pegada arrojada de acompanhar novas tendências, sendo sempre multifacetada e dinâmica, estamos subindo nesse bonde de uma maneira muito entusiasmada, motivada e divertida“, conclui Thebaldi.

PROGRAMA:

Orquestra Petrobras Sinfônica
Felipe Prazeres, regente

HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 2
IV. Toccata (O trenzinho do caipira) | Un poco moderato

OSCAR LORENZO FERNANDEZ
Reisado do Pastoreio
Batuque: Dança de Negros | Allegro pesante

JOSEPH MAURICE RAVEL
Bolero

ÍGOR FIÓDOROVITCH STRAVINSKY
O Pássaro de Fogo | Suíte
VI. Final | Lento maestoso

VITTOR SANTOS
Brasil, vertentes

EDVARD HAGERUP GRIEG
Peer Gynt Suite nº 1, op. 46
IV. No salão do rei da montanha | Alla marcia e molto marcato

RODNEY LYNN “ROD” TEMPERTON
Thriller
arranjo de Jessé Sadoc

GEORGE ROGER WATERS
Money
arranjo de Ricardo Cândido

CLIFFORD LEE BURTON
JAMES ALAN HETFIELD
KIRK LEE HAMMETT
LARS ULRICH
Master of Puppets
arranjo de Ricardo Cândido

DUFF ROSE MC KAGAN
IZZY STRADLIN
SAUL HUDSON
STEVEN ADLER
WILLIAM BRUCE BAILEY
Paradise city
arranjo de Ricardo Cândido

LEANDRO VIANA “CHAPS” DE MELO
Fazendinha
arranjo de Ivan Zandonade

PAUL FRANCIS -WEBSTER
ROBERT HARRIS
Homem Aranha: tema de 1967
arranjo de Ricardo Cândido

SERVIÇO
Concerto Imersivo – Orquestra Petrobras Sinfônica
Regente: Felipe Prazeres
Data: 01 de julho (sexta-feira), às 21h30 
Local: Qualistage
Endereço: Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Classificação etária: 18 anos – Menores apenas acompanhados dos responsáveis legais.
Ingressos: https://qualistage.com.br/evento/37/orquestra-petrobras-concerto-imersivo
A partir de R$ 80

Transmissão ao vivo pelo youtube.com/c/OPESinfonica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o primeiro Concerto Imersivo do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui